Asteroide Bennu pode ter vindo de planeta com oceano, diz Nasa

Poeira do corpo celeste apresenta ingredientes originais que formaram nosso sistema solar, como a presença de nitrogênio e carbono

1 jul 2024 - 12h23
Nasa faz nova descoberta sobre a origem do asteroide Bennu
Foto: Forbes

Uma nova descoberta da Nasa revela que o asteroide Bennu pode ser um fragmento de um planeta com oceano. Segundo análises da agência, a poeira do corpo celeste apresenta ingredientes originais que formaram nosso sistema solar, como a presença de nitrogênio, carbono e compostos orgânicos.

O principal indicativo de que o Bennu continha muita água é a descoberta inesperada da presença de fosfato de magnésio-sódio na amostra coletada no asteroide e trazida à Terra em setembro passado pela missão Osiris-Rex, da Nasa.

Dominada por minerais argilosos, como a serpentina, a amostra é semelhante ao tipo de rocha encontrado nas dorsais meso-oceânicas da Terra, onde o material do manto (a camada imediatamente abaixo da crosta terrestre) encontra a água.

A descoberta mais inesperada nas primeiras análises, contudo, é a presença de fosfatos solúveis em água, que são "blocos de construção" da vida tal como a conhecemos na Terra. Esses elementos também foram encontrados em grãos do asteroide Ryugu trazidos ao planeta em 2020 pela missão Hayabusa2, da agência espacial japonesa.

Amostras do Bennu no lado externo do coletor; o material principal está dentro desta estrutura (Imagem: Reprodução/NASA/Erika Blumenfeld & Joseph Aebersold)

No entanto, mas o fosfato de magnésio-sódio detectado no Bennu se destaca pelo tamanho de seus grãos, inédito em qualquer amostra de meteorito.

"A presença e o estado dos fosfatos, juntamente com outros elementos e compostos no Bennu, sugerem a presença de água na história do asteroide", disse em comunicado Dante Lauretta, da Universidade do Arizona, em Tucson, primeiro coautor do artigo e responsável científico da missão Osiris-Rex.

"O Bennu pode potencialmente ter feito parte de um mundo mais úmido. No entanto, essa hipótese requer uma investigação mais aprofundada", acrescentou.

Missão

A nave espacial OSIRIS-REx foi lançada em 8 de setembro de 2016, viajou até o asteroide próximo à Terra Bennu e coletou uma amostra de rochas e poeira da superfície.

Esta foi a primeira missão dos EUA a coletar uma amostra de um asteroide.