Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Asteroide do tamanho de um carro passa raspando pela Terra

A rocha de aproximadamente 4 metros de largura foi descoberta na Crimeia e passou perto da Terra, a 18,5 mil quilômetros de distância

15 mai 2024 - 15h45
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Um asteroide do tamanho de um carro passou perto da Terra na última terça-feira, vindo do grupo de asteroides Apollo, que podem causar incidentes.
Animação que mostra o 2024 JN16 passando pertinho da Terra, dia 14 de maio de 2024
Animação que mostra o 2024 JN16 passando pertinho da Terra, dia 14 de maio de 2024
Foto: ESA/Reprodução

Um asteroide do tamanho de um carro passou raspando pela Terra na manhã da última terça-feira (14), dois dias depois de ter sido descoberto por cientistas. 

Ele foi chamado de 2024 JN16 e possui aproximadamente quatro metros de largura, o que pode ser comparado com um carro. Apesar da rocha não ter atingido a Terra, chegou bem perto: foi uma distância de 18,5 mil quilômetros entre um objeto e outro.

O 2024 JN16 foi encontrado pelo astronômo amador Gennadiy Borisov, em Nauchnij, Crimeia, somente dois dias antes da passagem pela Terra. Borisov também foi o que descobriu o cometa interestelar 2I/Borisov, em 2019.

De acordo com o The Virtual Telescope Project, a passagem aconteceu às 6h50, no horário de Brasília. 

Por ter chegado tão próximo ao planeta, o asteroide alcançou uma magnitude 13 em seu ponto mais luminoso, e por isso era visível para telescópios. Segundo informações do The Sky Live, ele está há 300 mil quilômetros de distância da Terra, já na constelação de Serpens. 

Grupo de asteroides

A rocha espacial faz parte do grupo de asteroides Apollo e possui órbitas que cruzam com a da Terra, o que pode causar incidentes.

Por que esse asteroide vale US$ 10 mil quatrilhões? Por que esse asteroide vale US$ 10 mil quatrilhões?

Um outro asteroide desse grupo que já causou problemas foi o meteoro de Chelyabinsk, com o tamanho de um prédio de seis andares e acabou caindo na cidade de mesmo nome, em 2013, com um impacto maior do que uma explosão nuclear.

Por conta das órbitas desses objetos e os riscos que eles apresentam, astronômos acreditam que os asteroides sobrevivam por pouco tempo no nosso sistema solar, algo em torno de 10 milhões de anos.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade