Asteroide e mulher em missão à Lua: Nasa mostra destaques de 2023 em vídeo

Agência espacial americana compartilhou vídeo com os marcos do ano, incluindo o programa Artemis e estudos sobre rochas gigantes do espaço

27 dez 2023 - 11h13
A tripulação da missão Artemis II da Nasa (da esquerda para a direita): os astronautas da Nasa Christina Hammock Koch, Reid Wiseman (sentado), Victor Glover e o astronauta da Agência Espacial Canadense Jeremy Hansen.
Foto: Nasa

A Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, divulgou um vídeo detalhando suas maiores realizações de 2023, período significativo em termos de pesquisa e exploração espacial. O ano foi marcado por uma série de missões marcantes, que ampliaram as fronteiras da exploração humana pelo Universo.

Uma das conquistas relembradas foi o retorno da sonda OSIRIS-REx, que coletou uma amostra intacta do asteroide Bennu, finalizando uma missão de sete anos. Concluída com sucesso, foi a primeira iniciativa dos EUA a trazer uma amostra de asteroide.

Os primeiros resultados do estudo das amostras do Bennu apontam de quantidades abundantes de carbono e água.

A Nasa agora foca na missão Psyche, que tem como alvo um asteroide rico em metal, possivelmente o núcleo de um planeta primitivo, que poderia revelar novas informações sobre a formação planetária.

Veja vídeo da Nasa com feitos de 2023

No âmbito da exploração lunar, o programa Artemis foi um destaque. A agência anunciou os astronautas selecionados para a Artemis II, a primeira missão tripulada do programa estabelecer uma presença de longo prazo na Lua.

Com quatro norte-americanos e um canadense, esta é a primeira vez que a Nasa envia uma mulher e uma pessoa negra a uma volta ao redor do satélite natural, os astronautas Christina Koch e Victor Glover.

Também foi revelado o protótipo do traje espacial desenvolvido para a Artemis III, que deve levar a primeira mulher a pisar na superfície Lua até 2025.

O que a Nasa vai fazer se encontrar extraterrestres? O que a Nasa vai fazer se encontrar extraterrestres?

Outros marcos incluíram a celebração de 25 anos da Estação Espacial Internacional (ISS) em órbita e o recorde estabelecido pelo astronauta Frank Rubio, que passou 371 dias consecutivos no laboratório em órbita.

Além disso, o Telescópio Espacial James Webb completou seu primeiro ano de operação, divulgando imagens inéditas de formações estelares.