Asteroide e mulher em missão à Lua: Nasa mostra destaques de 2023 em vídeo
Agência espacial americana compartilhou vídeo com os marcos do ano, incluindo o programa Artemis e estudos sobre rochas gigantes do espaço
A Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, divulgou um vídeo detalhando suas maiores realizações de 2023, período significativo em termos de pesquisa e exploração espacial. O ano foi marcado por uma série de missões marcantes, que ampliaram as fronteiras da exploração humana pelo Universo.
Uma das conquistas relembradas foi o retorno da sonda OSIRIS-REx, que coletou uma amostra intacta do asteroide Bennu, finalizando uma missão de sete anos. Concluída com sucesso, foi a primeira iniciativa dos EUA a trazer uma amostra de asteroide.
Os primeiros resultados do estudo das amostras do Bennu apontam de quantidades abundantes de carbono e água.
A Nasa agora foca na missão Psyche, que tem como alvo um asteroide rico em metal, possivelmente o núcleo de um planeta primitivo, que poderia revelar novas informações sobre a formação planetária.
Veja vídeo da Nasa com feitos de 2023
No âmbito da exploração lunar, o programa Artemis foi um destaque. A agência anunciou os astronautas selecionados para a Artemis II, a primeira missão tripulada do programa estabelecer uma presença de longo prazo na Lua.
Com quatro norte-americanos e um canadense, esta é a primeira vez que a Nasa envia uma mulher e uma pessoa negra a uma volta ao redor do satélite natural, os astronautas Christina Koch e Victor Glover.
Também foi revelado o protótipo do traje espacial desenvolvido para a Artemis III, que deve levar a primeira mulher a pisar na superfície Lua até 2025.
Outros marcos incluíram a celebração de 25 anos da Estação Espacial Internacional (ISS) em órbita e o recorde estabelecido pelo astronauta Frank Rubio, que passou 371 dias consecutivos no laboratório em órbita.
Além disso, o Telescópio Espacial James Webb completou seu primeiro ano de operação, divulgando imagens inéditas de formações estelares.