Asteroide que podia cair na Terra agora tem pequenas chances de acertar a Lua, revela Nasa
O 2024 YR4 tinha pequenas chances de atingir a superfície do planeta. Após novos cálculos de trajetória, nota-se que ele pode atingir a Lua.
Uma nova série de cálculos da Nasa sobre o asteroide 2024 YR4 foi apresentada na última quarta-feira, 2. De acordo com o documento, o corpo espacial que poderia atingir a superfície da Terra deixou de ser um risco para o planeta, mas pode atingir a Lua.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Especialistas do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra da Nasa atualizaram a chance do 2024 YR4 de impactar a Lua em 22 de dezembro de 2032 de 1,7% no final de fevereiro para 3,8% com base nos dados do James Webb e observações de telescópios terrestres.
Além disso, as novas medições provaram que o tamanho da rocha espacial seria entre 53 e 67 metros de comprimento, algo equivalente a um prédio de 10 andares, se tornando o menor corpo espacial capturado pelo James Webb.
Devido a isso foi possível confirmar que, se ele atingir o satélite natural da Terra, não alteraria a órbita da Lua.
"Depois de meados de abril, o asteroide 2024 YR4 estará muito distante e fraco para ser observado por telescópios terrestres, mas Webb observará o asteroide novamente no final de abril ou início de maio", infirmou a Nasa.
2024 YR4 e outros asteroides próximos da Terra são estudados pelo programa de defesa planetária da Nasa e pela comunidade internacional de astrônomos, calculadores de órbita e físicos de impacto, entre outros cientistas envolvidos na International Asteroid Warning Network (IAWN).