Astronautas da NASA bebem água de xixi reciclado; entenda técnica
Sistema transforma urina e outros líquidos "expulsos" pelo corpo em água potável
Já pensou em transformar xixi em água? Um mecanismo desenvolvido pela NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, permite que a urina e o suor sejam reciclados, para se tornar fonte de água limpa para consumo.
Batizada de Urine Processor Assembly (UPA) e elaborado pelo Sistema de Controle Ambiental e Suporte à Vida (ECLSS), a tecnologia permite que 98% do suor e do xixi humano se tornem próprios para consumo. Inclusive, a água reciclada já está sendo consumida pelos tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS), a partir da produção e liberação dos seus próprios líquidos.
"A tripulação não está bebendo xixi, mas sim a água que foi recuperada, filtrada e limpa, de forma que ela é mais limpa até do que a que bebemos aqui na Terra", explica Jill Williamson, gerente dos subsistemas de água do Sistema de Controle Ambiental e Suporte à Vida (ECLSS), em entrevista para a BBC.
Com um papel de capturar e reciclar a água dispensada pelos astronautas, a técnica também leva a retenção de outras matérias, como umidade liberada no ar da cabine pela respiração. A novidade pode levar a uma economia de milhões de dólares para a NASA, já que algumas missões são feitas somente para o reabastecimento de água ao espaço.
Outro ganho é que os astronautas podem ganhar mais liberdade para viagens mais longas e por mais tempo.