Astronautas da Nasa são hospitalizados após meses na Estação Espacial Internacional
Nasa informou que, por questões de privacidade, não divulgará detalhes específicos sobre a condição de saúde dos astronautas
Os quatro astronautas da Nasa que retornaram da Estação Espacial Internacional (ISS) na semana passada foram hospitalizados para exames médicos assim que chegaram à Terra. Após um período de avaliação, três deles já receberam alta e voltaram para Houston, enquanto um astronauta permaneceu em observação por um curto período, mas também foi liberado, de acordo com comunicado da Nasa.
A tripulação, composta pelos astronautas americanos Matthew Dominick, Michael Barratt e Jeanette Epps, e pelo cosmonauta russo Alexander Grebenkin, pousou com segurança no Golfo do México a bordo de uma cápsula da SpaceX.
A Nasa informou que, por questões de privacidade, não divulgará detalhes específicos sobre a condição de saúde dos astronautas, mas afirmou que todos estão em "boa saúde" e retomarão o processo de readaptação pós-voo ao lado dos demais membros da missão.
Após meses em um ambiente de microgravidade, o retorno à gravidade terrestre pode exigir dias ou até semanas de recondicionamento físico, necessário para readaptar o corpo dos astronautas. A equipe havia chegado à ISS em março e inicialmente deveria retornar dois meses antes, mas enfrentou atrasos devido a problemas técnicos na cápsula Starliner, da Boeing, que foi devolvida sem tripulação em setembro por motivos de segurança.
Além disso, as condições climáticas adversas, como o furacão Milton e semanas de ventos fortes no Golfo do México, dificultaram o retorno.
A Estação Espacial Internacional voltou a operar com seu quadro usual de sete membros, entre eles quatro astronautas americanos e três russos, após um longo período com pessoal excedente devido aos atrasos na rotação da tripulação.