Astronautas "presos" no espaço poderão voltar para Terra em 2025: saiba rotina e se há comida suficiente
Dupla retornará ao lar em uma missão da Crew Dragon, nave da SpaceX, prevista para fevereiro do ano que vem
Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams – que estão "presos" no espaço – só retornarão para a Terra em fevereiro do ano que vem, anunciou a Nasa no sábado, 24. Até lá, a dupla irá permanecer na Estação Espacial Internacional (ISS). Mas afinal, qual a rotina e há comida suficiente para eles ficarem lá esse tempo todo?
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com a Nasa, os astronautas sabem, quando vão a uma missão, que essas situações podem acontecer. Os dois são capitães aposentados da Marinha e astronautas de longa data que já têm longas missões. Portanto, estão preparados para as adversidades.
Como vão ficar no espaço por mais seis meses, a dupla está trabalhando em projetos de pesquisa. Entre outras funções, o trabalho na estação inclui testar técnicas para beneficiar o crescimento de plantas no espaço e executar tarefas operacionais para manter o laboratório científico funcionando. No tempo livre, os membros da tripulação costumam tirar fotos da cúpula, segundo a Nasa.
Sobre a alimentação, segundo a Nasa, uma nave de suprimentos dos EUA chegou no início de agosto com comida extra. Além disso, como parte de uma investigação que está sendo feita no local, os astronautas também têm usado um sistema para cultivar produtos frescos, que podem ser consumidos.
O que aconteceu?
Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams foram enviados para um teste de voo no dia 5 de junho, a bordo da Boeing Starliner. Durante a ida, alguns problemas foram identificados, como mau funcionamento em propulsores e vazamentos no sistema de hélio. Assim, a forma como os astronautas devem voltar para casa está sendo questionada.
A ideia inicial era de que a missão durasse apenas uma semana, mas a Nasa adverte que os astronautas estão preparados para eventos extraordinários como esse, e têm suprimentos para ficar durante o tempo necessário. Além disso, recursos como acesso à internet estão disponíveis para Wilmore e Williams. (*Com informações do Estadão Conteúdo)