Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

ASUS NUC ROG com RTX 4070 deve ser substituto dos NUC Extreme

Após receber os direitos da Intel para desenvolver a próxima geração dos mini PCs, a companhia pode estar criando uma versão gamer turbinada da linha

21 jul 2023 - 21h50
(atualizado em 22/7/2023 às 15h16)
Compartilhar
Exibir comentários

Após a Intel descontinuar a produção da linha NUC (Next Unit of Computing) e passar o desenvolvimento para a ASUS, fontes do site Bits and Chips sugerem que a companhia já trabalha em uma versão ROG dos mini PCs com uma GeForce RTX 4070.

Poucos detalhes foram revelados pelo portal, que indica que a companhia taiwanesa desenvolve ativamente um NUC ROG para substituir o Intel NUC 13 Extreme, modelo mais recente e poderoso da linha.

O aparelho teria um design futurista e seria provavelmente equipado com uma RTX 4070, mas ter variantes com outras GPUs da NVIDIA não seria uma surpresa. O acabamento envolveria luzes RGB, assim como outros produtos característicos da marca.

Foto: Divulgação: ASUS ROG / Canaltech

Uma das informações mais interessantes obtidas pelo site é sobre o processador. O rumor indica que a ASUS usaria a geração Meteor Lake, programada para lançar no fim deste ano. Esses chips já chegariam com a nova nomenclatura da Intel, sem o "i: antes do número de série.

O vazamento não dá pistas de qual modelo específico faria parte do NUC ROG, mas é provável que a companhia aposte na família Core Ultra 7 ou Core Ultra 9. O segundo foi vazado recentemente e deve ter configuração de até 16 núcleos híbridos (6 de Performance + 8 de Eficiência + 2 Low Profile Energy).

A ASUS é uma empresa especializada em criar linhas gamer parrudas. Além de notebooks e monitores para entusiastas, a companhia trabalha com computadores de mesa no formato de fator pequeno (SFF), ou seja, desktops pequenos e poderosos, como o ROG G22CH.

Intel NUC 13 Extreme é poderoso

Lançado em novembro de 2022, o Intel NUC 13 Extreme possui um visual minimalista, que deve se diferenciar bastante do futuro modelo ROG. Internamente, acompanhava até um Core i9-13900K de 24 núcleos híbridos, 64 GB de memória RAM DDR5 de 5.600 Mhz em dual channel e até três configurações de SSD M.2 NVMe.

O modelo não possui uma placa de vídeo pré-instalada, mas há um conector PCIe x16 Gen 5 e espaço para inserir uma GPU de três slots com tamanho máximo de 313 mm e consumo de 450W.

Com preço alto, a versão mais barata do NUC 13 Extreme custa US$ 1.179 (Cerca de R$ 5.600 em conversão direta, sem impostos). Já para o ASUS ROG, a expectativa é que o valor também não seja nada amigável.

Fonte: Bits and Chips

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade