Script = https://s1.trrsf.com/update-1732567509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ataques de tubarão: polícia usa drones para proteger banhistas nos EUA

O programa de rastreamento ganhou reforço após cidade registrar ataques durante o verão

21 ago 2023 - 12h48
(atualizado às 13h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Centro móvel recebe imagens de tubarões circulando pelas águas
Centro móvel recebe imagens de tubarões circulando pelas águas
Foto: Divulgação/Kathy Hochul

Policiais de Long Island, ilha no estado de Nova York, nos EUA, estão usando drones para prevenir ataques de tubarões nas águas da região. Uma frota de 19 aparelhos, ligada a um centro de comando móvel, percorre a praia de Jones Beach e avisa os oficiais caso um animal incomum tenha sido avistado na água.

O programa de rastreamento começou em 2017 e ganhou mais atenção devido a uma série de ataques de tubarões nas praias de Nova York nos últimos meses. As informações são da CNN.

Como funciona

No centro de comando, os policiais recebem uma transmissão ao vivo das águas em uma tela. Analisando as imagens em tempo real, podem detectar se algum tubarão se aproxima da areia e se os banhistas devem ser retirados da água.

"Com o drone, você obtém uma visão aérea real do que está acontecendo em tempo real na via navegável", disse o Capitão da Polícia do Parque, Rishi Basdeo, à CNN.

Segundo o oficial, se um tubarão estiver a até cerca de 120 metros da costa, os oficiais já consideram fechar a água para nado.

"Os guarda-vidas impedirão as pessoas de nadar e as guiarão com segurança para fora da água", afirmou.

Drones detectam a presença de tubarões
Drones detectam a presença de tubarões
Foto: Divulgação/Kathy Hochul

Os drones têm câmeras potentes o suficiente para enxergar sob a superfície do mar, mesmo voando a aproximadamente oito metros de altura, e já capturaram imagens de tubarões em diferentes situações — nadando sozinhos ou se alimentando de grandes cardumes de peixes.

Os kits de drone mais simples usados pelos guarda-vidas para monitoramento regular custam cerca de US$ 6 mil cada e exigem operadores treinados nas regras da Administração Federal de Aviação. A segurança, entretanto, acaba saindo em conta até em termos de investimento.

"É mais barato do que chamar um helicóptero da polícia", pontuou Basdeo.

Por que Pernambuco tem tantos ataques de tubarão? Por que Pernambuco tem tantos ataques de tubarão?

Os drones podem ser equipados com uma câmera infravermelha, holofotes e alto-falantes, para auxiliar em operações de busca e resgate, e até mesmo transportar um salva-vidas até uma pessoa em perigo antes que um guarda-vidas possa chegar ao local.

No início de agosto, uma mulher de 65 anos foi hospitalizada após ser mordida por um tubarão em Rockaway Beach, outra praia da região. No dia seguinte, os guarda-vidas em Jones Beach fecharam a água três vezes após possíveis avistamentos de tubarões, dois dos quais foram feitos com drones.

Em julho, a governadora do estado de Nova York Kathy Hochul anunciou que distribuirira 60 drones às regiões de Long Island, Nova York e Westchester County para a prevenção de ataques.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade