Aurora boreal: concurso elege as fotos mais incríveis de 2023
Blog de fotografia Capture The Atlas selecionou as imagens mais belas do fenômeno atmosférico em que luzes "dançam" no céu
O fim do ano está chegando e, com ele, mais uma retrospectiva de tirar o fôlego. O blog de fotografia Capture The Atlas anunciou os vencedores de seu concurso de melhores fotos de auroras boreais tiradas em 2023.
A 6ª edição do Fotógrafo do Ano da Aurora Boreal traz 25 imagens da aurora boreal capturadas em todo o mundo, passando por países como Austrália, Nova Zelândia, EUA, Noruega, Itália, Rússia e Canadá.
Veja alguns registros a seguir.
A lista completa de fotografias pode ser conferida aqui.
Auroras boreais serão melhores nos próximos cinco anos
A “temporada de auroras” dos próximos cinco anos promete muita intensidade, de acordo com especialistas.
As auroras boreais ocorrem quando partículas energizadas do Sol atingem a atmosfera terrestre em altas velocidades, criando cortinas coloridas de luz no céu, graças ao campo magnético do planeta.
Essas atividades estariam em ascensão por conta de um aumento de atividade solar, o que sugere um momento ideal para planejar uma visita a tais fenômenos.
O Centro de Previsão do Clima Espacial (SWPC) da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), dos EUA, sugere que o máximo solar pode acontecer entre janeiro e outubro de 2024.
“Os próximos quatro ou cinco anos serão os mais desenvolvidos para avistamentos de auroras”, disse Frédéric Clette, físico solar da World Data Center Sunspot Index e Long-term Solar Observations (SILSO) ao site Space.