Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
AO VIVO
Conclave: confira como foi a escolha do novo papa

Austrália executou 750 coalas com franco-atiradores em helicópteros "pelo bem dos animais"

Um incêndio florestal levou as autoridades a sacrificarem parte dos animais afetados - governo afirma que não havia alternativas, ativistas falam em "massacre"

25 abr 2025 - 15h19
(atualizado em 28/4/2025 às 10h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Os coalas são um dos símbolos mais reconhecíveis (e provavelmente queridos) da Austrália e, em parte do território, como Nova Gales do Sul, Queensland e o Território da Capital Australiana, são considerados em perigo de extinção. Nada disso impediu, no entanto, que um grupo de franco-atiradores matasse centenas desses marsupiais no Parque Nacional Budj Bim, uma ampla reserva natural localizada no sul do país. Fizeram isso a partir de helicópteros, com o respaldo do governo e supostamente por "razões humanitárias".

A grande pergunta é… por quê?

Franco-atiradores, helicópteros e coalas. A princípio, são três conceitos que não parecem ter muita relação entre si, mas são os protagonistas da polêmica que abalou em abril o estado de Vitoria, no sul da Austrália, onde se localiza o Parque Nacional Budj Bim. No final do mês, a imprensa local começou a noticiar que estavam sendo sacrificadas ali centenas e centenas de coalas.

Se a notícia já não fosse surpreendente (e triste) o bastante, ganhou ainda mais repercussão ao se revelar como a matança está sendo realizada: os animais estão sendo abatidos a partir de helicópteros com a ajuda de franco-atiradores. Tudo isso, é claro, com o aval do Departamento de Energia, Meio Ambiente e Clima (DEECA), a autoridade responsável pela conservação ambiental, como confirmou recentemente a emissora ABC.

Os números exatos de quantos coalas foram abatidos podem variar de acordo com a fonte consultada, mas todas concordam em algo: a campanha está ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Brasil tem a única mina de terras raras capaz de competir com a China; o problema para os EUA é que ela agora está nas mãos da China.

A China aplica tarifas de importação da forma mais inesperada possível: revender gás dos Estados Unidos para a Europa

Um agricultor peruano viu uma geleira dos Andes derreter e processou uma empresa de energia alemã

A casca pode ser a parte mais nutritiva da comida; ao jogá-la fora, você ajuda a piorar a crise climática

A seca e o turismo massivo agravaram a escassez de água nas Ilhas Baleares; a solução: tirar o sal da água do mar

Xataka
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade