Baidu lança buscador para disputa com Google no Brasil
O governo brasileiro assinou um acordo com a empresa chinesa Baidu para criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento no País em até três anos. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o governo brasileiro também tem interesse na entrada da gigante da internet chinesa no mercado brasileiro e a consequente redução da hegemonia do buscador do Google – utilizado em 95% das buscas da web no Brasil.
Em entrevista ao jornal, o secretário do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, Virgílio Almeida, afirmou que o País “não pode depender de uma única tecnologia”. Após a assinatura do documento, o Baidu lançou sua página no Brasil. O evento teve a presença dos líderes da China e do Brasil. A companhia chinesa pretende atingir os usuários da internet no Brasil, em especial da classe D e E, sem familiaridade com a web. Para isso, a empresa aposta no buscador Aladdin como porta de entrada, o sistema consegue adaptar a pesquisa à localização do usuário.
O Baidu tem um valor de mercado estimado em US$ 65 bilhões e é o segundo site de buscas mais usado do mundo. Apenas na China existem 600 milhões de usuários, que são responsáveis por 70% das pesquisas no site.