Baleia encalhada e cardume em forma de barco: os destaques do concurso de fotos subaquáticas
Concurso britânico que contou com a submissão de mais de 6500 fotografias de mais de 500 participantes de vários países
Gansos-do-norte mergulhando nas águas geladas das Ilhas Shetland, na Escócia; um cardume de peixes em torno de um naufrágio perto de Recife, no Brasil; um cormorão faminto nadando em direção das lentes do fotógrafo em Monterey, na Califórnia, são alguns dos registros impressionantes divulgados no concurso Fotógrafo Subaquático do Ano de 2024.
O concurso britânico, que contou com a submissão de mais de 6500 fotografias de mais de 500 participantes de vários países, premiou o fotógrafo e videógrafo subaquático português Nuno Sá na categoria Fotógrafo de Conservação Marinha do ano de 2024.
Ele foi contemplado com o título pela fotografia tirada com recurso ao uso de um drone, que mostra um grupo de cerca de 30 banhistas a tentar salvar uma baleia.
“Foi um misto de emoções ver um animal que estou tão acostumado a filmar, em diversas partes do nosso planeta, em alto mar, ferido e moribundo lutando para se manter à superfície. Mas foi também inspirador ver tantas pessoas arriscando as suas vidas para tentar salvá-lo. Estamos falando de um animal que neste caso pesava mais de 30 toneladas e que estava ferido”, disse Nuno Sá, em comunicado.
O presidente do júri do concurso, Alex Mustard, afirma que “a fotografia dá-nos esperança de que as pessoas se preocupam e querem ajudar os oceanos, mas também nos avisa que são necessárias mudanças maiores”.
Mais fotos
Os gansos-do-norte brancos como a neve ( Morus bassanus ) mergulham nas águas geladas das Ilhas Shetland, na Escócia, em busca de alimento em uma fotografia cheia de ação.
A foto foi uma das mais espetaculares do concurso Fotógrafo Subaquático do Ano de 2024, que celebra as maravilhas do mundo marinho.
Brasil representado
Nesta foto de Fabiana Fregonesi, um cardume enxameia em torno de um naufrágio, formando algo que lembra a vela de um barco. A embarcação, chamada Virgo, foi afundada deliberadamente em 2017 para se tornar um local de mergulho perto de Recife, Brasil.
“A sensação que tive na altura foi que o navio estava pronto para zarpar, iniciando a sua viagem rumo a uma aventura desconhecida”, disse Fregonesi em comunicado.
Cormorão faminto
Este cormorão faminto vai direto para a câmera do fotógrafo Jon Anderson, depois de confundi-la com um peixe. A imagem extraordinária foi tirada numa floresta de algas em um local de mergulho em Monterey, na Califórnia, durante uma tarde de verão.
Olhar da baleia
O olho de uma baleia cinzenta oriental (Eschrichtius robustus) perfura esta imagem misteriosa tirada logo acima da superfície de uma lagoa de água salgada no oeste do México.
As baleias realizam uma das migrações anuais mais longas de qualquer mamífero – desde áreas de alimentação de verão no Ártico, em direção ao sul, ao longo da costa oeste da América do Norte, até as lagoas quentes da Baixa Califórnia, no México.
Parte desta incrível jornada foi registrada pelo fotógrafo Rafael Fernández Caballero.