Baleia jubarte faz movimento incrível para ficar "de pé" imóvel na água; veja
YouTuber Brodie Moss gravou cena impressionante enquanto remava caiaque na Austrália
O YouTuber australiano Brodie Moss gravou uma cena impressionante enquanto estava remando um caiaque na costa da Austrália. O que parecia, a princípio, uma estrutura de ferro saindo da água, era na realidade uma baleia jubarte com sua cauda paralisada para fora do oceano.
"Meu coração está tão acelerado. Eu nem sei o que dizer, o que está acontecendo? A baleia está imóvel!", comenta o homem na gravação, que foi publicada por ele no YouTube neste domingo (13) e já tem mais de 300 mil visualizações.
Ele se aproxima cada vez mais da cauda, que está quase completamente imóvel enquanto se projeta para fora da água. A certa altura, Moss mergulha sua câmera portátil sob a superfície para revelar uma visão de tirar o fôlego – o enorme corpo da baleia com seus filhotes no peito.
Uma ou ambas as baleias podem ser ouvidas emitindo um som, um comportamento comum usado como forma de comunicação.
O vídeo não deixa onde o encontro ocorreu exatamente, embora Moss faça parte do canal YBS Youngbloods no YouTube com sede em Exmouth, na Austrália Ocidental.
Moss diz no vídeo que o caiaque transparente "está fazendo a baleia agir de forma estranha", mas depois esclarece que este comportamento do animal é um exemplo de "navegar pela cauda". Raramente observado por humanos, envolve baleias levantando suas caudas acima da água por longos períodos de tempo.
Por que exatamente eles fazem isso? A razão é desconhecida, mas existem algumas teorias importantes, de acordo com biólogos marinhos.
Pode ser uma maneira de as baleias descansarem, amamentar seus filhotes ou apenas relaxar enquanto tentam se refrescar.
“Como tantas outras coisas quando se trata do comportamento das baleias, atualmente não se sabe por que elas fazem isso. Tem sido frequentemente observado em populações de baleias jubarte em seus criadouros de inverno e também em outras espécies, como baleias-francas, cinzentas e da Groenlândia", disse Denise Risch, ecologista de mamíferos marinhos da Associação Escocesa de Ciências Marinhas (SAMS) em Oban, em entrevista ao Daily Mail.
"Geralmente, acredita-se que as baleias possam estar descansando ou regulando sua temperatura com esse comportamento, mas não há evidências claras para nenhuma das hipóteses", acrescentou.
A especialista também disse que a posição inusitada poderia ajudar as ondas sonoras a viajar através da água.
"Baleias jubarte machos foram observados cantando de cabeça para baixo e produzindo sons de maior amplitude quando o fazem, então a posição da cauda pode ser acidental”, disse ela ao jornal britânico.