Bancos: clientes não foram afetados por Heartbleed no Brasil
A Caixa também foi procurada, mas não confirmou se a falha afetou suas operações no País
Os bancos brasileiros dizem que suas operações não foram afetadas pela falha Heartbleed, que atinge serviços online no mundo todo. Itaú, Bradesco, HSBC, Santander e Banco do Brasil foram procurados e afirmaram que o bug não causou problemas em suas bases e que seus usuários não precisam trocar suas senhas.
De acordo com o Banco do Brasil, a falha “não existe” na instituição. O Itaú afirmou que o banco “não estava exposto” ao Heartbleed. O HSBC também diz que o bug não causou nenhum impacto à operação. “Os clientes podem continuar operando normalmente”, afirmou a instituição por meio de sua assessoria de imprensa.
Segundo o Santander, a ameaça não causou “nenhuma interferência” em seus sites e ressalta para os usuários fazerem a troca de senha periodicamente, como medida de segurança normal – sem ligação com o bug.
O Bradesco disse que “não registrou anormalidades em seu site e não há necessidade de comunicação aos clientes”. O banco ainda informou que adota “uma rigorosa política de segurança para proteção das informações de seus clientes”.
A Caixa também foi procurada, mas não confirmou se a falha afetou suas operações no País.
Heartbleed
O Heartbleed é uma falha no OpenSSL, linguagem mais popular do mundo para criptografar, em sites e serviços online, o nome de acesso e senha dos usuários. Seus certificados digitais podem ser encontrados em serviços de e-mails, redes sociais e sistema bancário.
Com o bug, hackers podem visualizar senhas, os nomes de acesso e documentos criptografados dos usuários, além de permitir que a armazenem as chaves de criptografia. A falha foi encontrada por um analista do Google, Neel Mehta, e está sendo analisado pelo Open SSL para correção.