Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Barata considerada extinta há quase 100 anos é encontrada em ilha na Austrália

Inseto foi redescoberto por um estudante de biologia da Universidade de Sydney

8 nov 2022 - 18h04
Compartilhar
Exibir comentários
Maxim Adams, segurando uma das baratas que se alimentam de madeira
Maxim Adams, segurando uma das baratas que se alimentam de madeira
Foto: Justin Gilligan/NSW DPE

Uma barata sem asas e que se alimenta de madeira, que acreditava-se estar extinta desde a década de 1930 e é exclusiva da ilha de Lord Howe, na Austrália, foi redescoberta por um estudante de biologia da Universidade de Sydney (US). Uma pesquisa em parceria com o Departamento de Planejamento e Meio Ambiente de NSW e o Lord Howe Island Museum descreveu o achados. 

O estudante de honras do professor Nathan Lo na Escola de Ciências Biológicas da Universidade de Sydney, Maxim Adams, conta que ficou em choque com a descoberta da Panesthia lata — nome científico do inseto.

“Nos primeiros 10 segundos ou mais, eu pensei: 'não, não pode ser'”, disse em um comunicado.

A barata sem asas tem de 22 a 40 milímetros de comprimento, com uma cor metálica que varia de avermelhada a preta.

Eles carregam micro-organismos em seu sistema que ajudam a digerir a celulose na madeira. As fêmeas dão à luz a bebês que ficam em grupos familiares com os adultos. 

Barata que se alimenta de madeira foi encontrada ao pé de uma árvore
Barata que se alimenta de madeira foi encontrada ao pé de uma árvore
Foto: Justin Gilligan / NSW DPE

“Encontramos famílias deles, todos sob um banyan [um tipo de árvore]", disse o cientista Nicholas Carlile, do Departamento de Planejamento e Meio Ambiente (DPE) de NSW, que estava com Adams explorando o local, uma praia isolada de areia branca acessível apenas a pé ou a nado.

Segundo Carlile, o grupo de estudos procurou por mais insetos em outras árvores por toda a região, mas não acharam nada.

Importantes para o ecossistema

A Austrália abriga 11 espécies de baratas de madeira Panesthia, insetos escavadores que vivem dentro e se alimentam de troncos podres em florestas tropicais e florestas abertas no litoral norte e leste do país.

Embora esses insetos possam ser não muito agradáveis para os humanos, as baratas desempenham um papel crucial no ecossistema da ilha, reciclando nutrientes, acelerando a decomposição de toras e servindo como fonte de alimento para outros organismos.

Por isso, especialistas estavam estudando a possibilidade de reintroduzir insetos de outras regiões próximas para ilha principal — a boa notícia é que agora eles não precisam mais.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade