Bateria de aparelho explode e causa incêndio na Austrália; veja vídeo
Dois mochileiros escaparam de explosão causada por bateria de íon-lítio em Sydney; acredita-se que bateria era de uma bicicleta elétrica
Dois mochileiros escaparam de uma explosão causada por uma bateria de íon-ítio em um albergue em Darlinghurst, Sydney, Austrália, na manhã da quarta-feira (4). O Corpo de Bombeiros de New South Wales, que divulgou o caso nas redes sociais, acredita que uma bicicleta elétrica explodiu.
De acordo com o jornal britânico The Guardian, 22 bombeiros e seis caminhões de bombeiros responderam ao incidente pouco depois.
Nas imagens do vídeo, registradas por uma câmera de segurança no corredor do albergue, um mochileiro francês estava parado na porta e conversando com um amigo (ainda dentro da sala) quando o aparelho explodiu repentinamente em chamas.
A principal hipótese é que a bateria da bicicleta elétrica foi deixada em carga e estava com defeito.
Two backpackers made a lucky escape from a Lithium-ion battery fireball at a hostel in Darlinghurst, Sydney this morning. It's believed an e-bike exploded. Learn about battery safety here: https://t.co/vWejAIwUNu pic.twitter.com/zJGf184KuS
— Fire and Rescue NSW (@FRNSW) October 4, 2023
Os donos do albergue evacuaram o prédio, que estavam com mais 70 pessoas, e as ruas próximas foram fechadas quando as equipes de emergência chegaram ao local. Os bombeiros apagaram as chamas no quarto.
Os dois mochileiros correram para longe do fogo. Após a explosão, foram à delegacia de Kings Cross pedir ajuda. Um deles sofreu queimaduras leves na perna e foi levado para o hospital de St. Vincent para ser atendido.
Um dos homens, identificado pela TV local Nine News como o mochileiro francês Philippe, disse estar "chocado". "Estou bem, tenho sorte de estar aqui intacto", disse.
Aumento de casos de explosões de baterias de íon-lítio
As baterias de íons de lítio são encontradas em diversos produtos eletrônicos, como carregadores portáteis, aspiradores sem fio, brinquedos infantis e a maioria dos celulares, laptops e tablets. Após o incidente no albergue, a Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores (ACCC) divulgou na quinta-feira (5) um relatório que alerta sobre os perigos deste produto.
Ferramentas elétricas, scooters e bicicletas elétricas também são abastecidas com as baterias de íons de lítio. Mas, apesar disso, o relatório concluiu que as baterias apresentam “riscos de incêndio raros, mas graves”.