Bateria do celular é objeto explosivo que requer cuidados, diz relatório
Estudo conduzido na Austrália alerta para os perigos das baterias de íons de lítio, que causou explosão em hostel de Sydney esta semana.
As baterias de íons de lítio são encontradas em diversos produtos eletrônicos, como carregadores portáteis, aspiradores sem fio, brinquedos infantis e a maioria dos telefones celulares, laptops e tablets. Nesta quinta-feira (5), a Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores (ACCC) divulgou um relatório que alerta sobre os perigos deste produto.
Ferramentas, scooters e bicicletas elétricas também são abastecidas com as baterias de íons de lítio. E foi enquanto carregava este tipo de bike, em um hostel em Sydney, na Austrália, que um hóspede se feriu esta semana ao presenciar a explosão do equipamento.
Mas, apesar da sua vasta utilidade em produtos comuns, o relatório concluiu que as baterias de íons de lítio apresentam “riscos de incêndio raros, mas graves”.
Embora todos os tipos de baterias apresentem um nível de risco, a ACCC disse que as falhas nas baterias de íons de lítio podem ser “particularmente catastróficas” devido ao líquido inflamável e volátil que as baterias contêm.
“O calor é um subproduto do funcionamento normal de uma bateria de íons de lítio. No entanto, em uma falha descontrolada, a combinação de calor e a solução eletrolítica líquida volátil pode causar um incêndio grave e autossustentável”, afirmou a ACCC em relatório.
“Esses incêndios podem ser difíceis de extinguir e podem reacender espontaneamente.Além disso, como muitas células estão frequentemente ligadas dentro de uma bateria, isso pode criar uma reação em cadeia causando um incêndio maior.”
Em julho deste ano, uma bicicleta elétrica com bateria de íons de lítio defeituosa explodiu em uma casa em Sydney, provocando um incêndio que devastou o térreo da casa e destruiu um veículo próximo. Quatorze caminhões de bombeiros foram chamados para extinguir o incêndio, com os bombeiros pernoitando para evitar que a bateria reacendesse.
A ACCC disse ter recebido 231 relatórios de segurança de produtos relacionados às baterias nos últimos cinco anos, com uma estimativa de 89.000 produtos recolhidos.
Dos 23 recalls de produtos, 20 foram devido a risco de incêndio, superaquecimento ou curto-circuito.
A ACCC disse que a demanda por baterias de íon de lítio só aumenta à medida que nossas vidas se tornam mais voltadas para a tecnologia.
“O uso de baterias de íons de lítio em produtos de consumo é atraente porque podem ser portáteis, ter alta densidade de energia e melhor eficiência energética do que outros tipos de bateria”, diz o relatório.
Cuidados
O órgão enumerou algumas recomendações que podem evitar incêndios causados por baterias de íon de lítio.
- Mantenha as baterias de íons de lítio longe do calor, umidade e danos;
- Compre baterias de boa qualidade;
- Descarte-as com segurança;
- Verifique se há sinais de superaquecimento nas baterias de íon de lítio, inchaço, vazamento ou liberação de gás e pare imediatamente de usar o produto se esses sinais estiverem presentes;
- Evite misturar e combinar carregadores;
- Desligue os aparelhos quando estiverem totalmente carregados;
- Carregue as baterias em local fresco e seco, longe de materiais combustíveis como camas, espreguiçadeiras ou carpetes.