PUBLICIDADE
JOGOS DE PARIS
Após ouro de Rebeca Andrade, veja como está o quadro de medalhas

"Bebês Ozempic": entenda possível relação entre semaglutida e gestação

Nas redes, viralizam casos de mulheres que descobrem estar grávidas, enquanto usavam o Ozempic; médicos explicam conceito envolvendo os "bebês Ozempic"

4 abr 2024 - 15h24
(atualizado às 18h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Além de tratar o diabetes tipo 2, gerar a sensação de saciedade e auxiliar na perda de peso, os remédios que têm a semaglutida como princípio ativo são associados informalmente com a melhora do nível de fertilidade nas redes sociais. Esta é a origem da expressão "bebês Ozempic" (Ozempic Babies).

Foto: Addictive_Stock/Envato / Canaltech

Em vídeos divulgados no TikTok, mulheres afirmam que ficaram grávidas, enquanto utilizam as canetas emagrecedoras, como o Ozempic, de forma inesperada. Em alguns casos, as futuras mamães alegam usar anticoncepcionais ou mesmo terem problemas com fertilidade.

Por enquanto, os relatos são vistos como evidências anedóticas. Isso porque ainda faltam sólidas evidências de que os "bebês Ozempic" são um efeito real do tratamento feito com as canetas emagrecedoras. 

Vale lembrar que, na internet, é comum associar os remédios para perda de peso com questões específicas, como "cabeça de Ozempic", "rosto de Ozempic" ou ainda "dedo de Ozempic". No entanto, esses nomes nem sempre são efeitos adversos e focam mais na aparência física do usuário.

Entenda o que é "bebê Ozempic"

Para Tara Narula, médica e professora assistente na Zucker School of Medicine, existem duas possíveis explicações para os casos de gravidez inesperada e dos "bebês Ozempic".

A primeira hipótese se baseia no fato de que a obesidade é uma condição que impacta negativamente a fertilidade. "Portanto, ao tomar esses medicamentos e perder de peso, você está potencialmente regulando o ciclo menstrual e a ovulação e melhorando a fertilidade", explica a médica para o canal de TV norte-americano NBC.

A outra hipótese envolve a redução do efeito das pílulas anticoncepcionais. Como o Ozempic retarda o esvaziamento do estômago, ele pode afetar o nível de absorção de alguns comprimidos. "Você pode não estar recebendo quantidades tão 'eficazes' de pílulas anticoncepcionais, o que pode causar uma gravidez indesejada", sugere Narula.

Após vídeos nas redes sociais sobre os "bebês Ozempic", especialistas buscam explicações (Imagem: Towfiqu98/Envato)
Após vídeos nas redes sociais sobre os "bebês Ozempic", especialistas buscam explicações (Imagem: Towfiqu98/Envato)
Foto: Canaltech

Em relação a essa segunda possibilidade, existem estudos demonstrando que os remédios que têm a semaglutida como princípio ativo, como o Ozempic, não alteram a capacidade de absorção dos contraceptivos orais. Como é o caso de um estudo, publicado na revista The Journal of Clinical Pharmacology.

Por dentro da bula do Ozempic

Para entender os efeitos conhecidos de um medicamento, seja uma pílula para dor de cabeça ou mesmo o Ozempic, o ideal é sempre consultar a bula. Todas estão disponíveis para consulta no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na bula do Ozempic, consta que "o efeito de semaglutida na fertilidade de seres humanos é desconhecido". No entanto, durante os testes pré-clínicos com ratas, "foram observados aumento na duração estral e uma pequena redução no número de ovulações em doses associadas à perda de peso corporal materno". Nesse caso, o impacto seria menos positivo que o compartilhado nas redes sociais.

Mulheres grávidas não devem usar

Independente da gravidez inesperada e dos "bebês Ozempic", é preciso pontuar: a medicação não é indicada para gestantes. "Há dados limitados sobre o uso de semaglutida em mulheres grávidas. Portanto, semaglutida não deve ser utilizada durante a gravidez", informa a bula.

"Se uma paciente desejar engravidar ou se ocorrer a gravidez, semaglutida deverá ser descontinuada", orienta a bula. Em caso de gestação planejada, a indicação é interromper o uso do Ozempic dois meses antes.

Inclusive, este é o conselho de uma mulher que descobriu estar grávida, após usar o Ozempic, em vídeo nas redes sociais:

@dkalsolive #pregnancytiktok #pregnanttiktok #mom #momlifebelike #womenstrong #datinginyour30s #babytok #glp1 ♬ original sound - Dkalsolive✌️

Fonte: Today (NBC), Anvisa e The Journal of Clinical Pharmacology  

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade