Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bela imagem da galáxia Andrômeda vence prêmio de fotografia astronômica

Concurso teve mais de 4.000 inscrições e participantes de 64 países

15 set 2023 - 11h28
Compartilhar
Exibir comentários
Astrônomos capturam arco na galáxia Andrômeda em concurso de fotografia
Astrônomos capturam arco na galáxia Andrômeda em concurso de fotografia
Foto: Marcel Drechsler, Xavier Strottner e Yann Sainty

Os Museus Reais de Greenwich revelaram os vencedores do aguardado concurso "Fotógrafo de Astronomia do Ano", promovido pelo Observatório Real de Greenwich.

Neste ano, a imagem que conquistou o título de vencedora é a "Andrômeda, Inesperado", que captura o arco de plasma da galáxia homônima, tornando-se um ícone das maravilhas cósmicas recentemente descobertas.

A equipe de astrônomos amadores liderada por Marcel Drechsler, Xavier Strottner e Yann Sainty fez uma descoberta surpreendente – um enorme arco de plasma próximo à galáxia de Andrômeda.

Agora, cientistas estão investigando a descoberta colaboração transnacional. Poderia ser a maior estrutura desse tipo no ambiente próximo do Universo.

Nebulosa Galinha Correndo, a IC2944, está localizada na constelação de Centaurus, a 6.000 anos-luz de distância da Terra
Nebulosa Galinha Correndo, a IC2944, está localizada na constelação de Centaurus, a 6.000 anos-luz de distância da Terra
Foto: de Runwei Xu e Binyu Wang

O concurso

Com mais de 4.000 inscrições provenientes de 64 países e fotógrafos de todas as habilidades, a competição atingiu um nível de excelência notável, abrangendo 10 categorias distintas.

Entre as imagens, destacam-se visões intrigantes do nosso próprio sistema solar, incluindo um peculiar ponto de interrogação no Sol, e até mesmo a curiosamente nomeada "Nebulosa da Galinha Correndo",  localizada na constelação de Centaurus, a 6.000 anos-luz de distância da Terra, que ganhou a categoria "Jovem fotógrafo astronômico vencedor do ano".

Já o prêmio de "estrelas e nebulosas" ficou com uma equipe de astrônomos amadores, liderada por Marcel Drechsler da Alemanha e Xavier Strottner da França.

Eles conseguiram dar uma importante contribuição ao estudo da evolução de sistemas estelares binários:eles descobriram uma nebulosa até então desconhecida.

Nova classe de nebulosas galácticas ao redor da estrela YY Hya
Nova classe de nebulosas galácticas ao redor da estrela YY Hya
Foto: Marcel Drechsler

No centro foi encontrado um par de estrelas rodeadas por um envelope comum. Em mais de 100 noites, foram coletadas mais de 360 horas de tempo de exposição. O resultado mostra um remanescente estelar ultraprofundo que a equipe batizou de “o coração da Hidra”.

Essas obras de arte celestiais oferecem uma perspectiva cativante do cosmos, enriquecendo nosso entendimento do vasto e misterioso universo que nos cerca.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade