BetterHelp, plataforma de terapia online, compartilhou dados pacientes com terceiros
O serviço de terapia online cedeu dados sensíveis de pacientes para empresas como Facebook, Snap e Pinterest; a empresa nega
A BetterHelp, plataforma de terapia online que oferece serviços em inglês, será obrigada a pagar US$7,8 milhões
em danos após compartilhar os dados sensíveis de pacientes, como questionários médicos, endereços de IP e e-mail de usuários com o Facebook, Snapchat e até Pinterest.
A plataforma se popularizou em 2017, após youtubers fazerem propagandas em seus vídeos oferecendo códigos de desconto.
O QUE ROLOU? Segundo a FTC, órgão regulador dos Estados Unidos, o compartilhamento de dados aconteceu entre 2017 e 2020, enquanto a empresa dizia aos usuários que as informações eram privadas. A legislação americana proíbe serviços de saúde de compartilharem dados e informações pessoais de pacientes sem consentimento.
No acordo entre a FTC e a BetterHelp, o órgão diz que quase 2 milhões de endereços de e-mail de pacientes atuais e antigos foram compartilhados ao Facebook para direcionar anúncios da BetterHelp aos amigos desses pacientes. A BetterHelp, ainda segundo o documento, também divulgou endereços de IP e e-mails de 5,6 milhões de visitantes ao site da plataforma com o Snapchat, para fins publicitários.
A reclamação inicial também diz que a BetterHelp pressionou os consumidores a entregarem suas informações pessoais sobre saúde, mostrando-lhes declarações de privacidade enganosas. E, segundo a FTC, a plataforma não limitou como terceiros podiam usar dados de pacientes, permitindo que essas empresas usassem informações sensíveis para publicidade, pesquisa interna e até desenvolvimento de produtos.
MUDANÇAS. Além de pagar a multa aos pacientes que tiveram dados compartilhados, a FTC também ordenou que a BetterHelp fizesse uma série de mudanças. São elas:
- obter o consentimento expresso afirmativo antes de divulgar informações pessoais a determinados terceiros para qualquer finalidade;
- estabelecer um programa de privacidade abrangente que inclua fortes salvaguardas para proteger os dados do consumidor;
- direcionar terceiros para apagar dados pessoais que a BetterHelp lhes tenha revelado;
- limitar por quanto tempo pode reter informações pessoais e de saúde.
O QUE DIZ A EMPRESA. A BetterHelp nega ter compartilhado dados de pacientes. Em um comunicado, a empresa diz nunca ter recebido pagamento de terceiros para obter informações sobre seus clientes.