Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bia Michelle rastreou celular de MC Gui para descobrir traição; entenda

Em uma série de vídeos publicada nas redes sociais, ela afirmou que passou a rastrear a localização do celular do músico

11 abr 2023 - 17h45
Compartilhar
Exibir comentários
MC Gui e sua namorada, a bailarina Bia Michelle
MC Gui e sua namorada, a bailarina Bia Michelle
Foto: Mix Me

A tecnologia ajudou a dançarina Bia Michelle, integrante do balé do Faustão, a descobrir uma traição na sua relação com o funkeiro MC Gui, que terminou no final de março. Em uma série de vídeos publicada nas redes sociais, ela afirmou que passou a rastrear a localização do celular do músico para descobrir o adultério.

Certo dia, Bia percebeu que Gui foi a um destino contrário aos lugares onde ele geralmente ia. "Quando ele parou, já dava para ver, e apareceu o motel que ele estava", contou a dançarina. Ela chegou a ir até o motel com a mãe, e lá notou que o carro de MC Gui estava lá. 

Apesar desta história não ter acabado bem, saber como rastrear um celular de uma forma simples pode ser um “bom amigo”. Alguns objetivos disso seriam situações em que você perdeu o telefone ou acabou de ser assaltado. Ou mesmo encontrar seus avós idosos que ficaram um tempo longe de casa.

O problema é quando ocorre o uso para finalidades perigosas, como nos casos de esposas, maridos ou namorados que usam para controlar e espionar.

Rastrear uma pessoa sem consentimento é uma invasão de privacidade e pode ser caracterizado como crime de “stalking” na interpretação da Lei 14.132, de 31 de março de 2021. 

Saiba como localizar um celular

No Android, se desejar localizar remotamente o aparelho, é possível buscar os smartphones Android acessando a página do Google Encontre Meu Dispositivo. Também dá para usar o app Google Family Link, de controle familiar.

Se você permitir que a funcionalidade Encontre Meu Dispositivo compartilhe a localização mais recente do seu smartphone e a monitore pelo Google, essa função ficará disponível para a primeira conta ativada nele. 

Como rastrear celular Android pelo Encontre Meu Dispositivo

  • Baixe o aplicativo Encontre Meu Dispositivo (Android) ou acesse myaccount.google.com/find-your-phone no navegador;
  • Faça login com a conta do Google;
  • Selecione o dispositivo;
  • A página exibe a última localização registrada e o nível de bateria do celular.

O Encontre Meu Dispositivo também permite ver o IMEI do celular e oferece três recursos remotos. É possível fazer o aparelho emitir um som, protegêlo com um bloqueio ou então limpar todo o seu conteúdo na memória.

  • Tocar som: emite um alarme pela saída de som do aparelho. É uma opção útil para encontrar o celular perdido em casa, por exemplo;
  • Proteger aparelho: o aparelho é bloqueado e a conta titular do Google é desconectada, mas ainda é possível localizá-lo. O recurso é indicado quando ainda existe a possibilidade de reencontrar o celular;
  • Limpar aparelho: remove todos os dados e não é mais possível acessar a localização. Sugere-se fazer isso quando não há mais jeito de encontrar o telefone.

Já com o Google Family Link, confira o passo a passo:

  • Acesse o aplicativo Google Family Link e crie uma conta;
  • Escolha o plano que melhor se adeque ao controle da família;
  • Cadastre todos os celulares que quer monitorar;
  • Pronto! Será possível ver a localização do aparelho em tempo real.

Como rastrear celular iOS (iPhone)

  • Nos aparelhos da Apple é preciso entrar no atalho Ajustes, acessar o ID Apple e selecionar o aparelho que está ativo na conta. Por fim, clique em “buscar iPhone”. 
  • Acesse o iCloud (na URL icloud.com/find). Em seguida, realize o login com a sua Apple ID;
  • Toque sobre o celular perdido para conseguir encontrá-lo no mapa;
  • Depois clique na opção “Tocar som” para que o aparelho toque;
  • Por fim, acesse o “Modo perdido” para poder bloquear o aparelho e ver todo o histórico de localização do seu celular.

É possível localizar uma pessoa sem o seu consentimento?

Apesar de haver todas essas dicas sobre como localizar uma pessoa, não há uma maneira “oficial” de forçar o rastreamento sem consentimento. O indivíduo deverá ser informado de que, para segurança, está sendo “vigiado”.

Esses atalhos geralmente são usados por criminosos para stalkearem namoradas, esposas e vítimas além da perseguição física. É o cyberstalking, categoria criminal que estende essa perseguição reiterada na internet.

Segundo o delegado adjunto do Núcleo de Combate aos Cibercrimes do Paraná (Nuciber), Wagner Holtz Merege Filho, este cerceamento não está relacionado com a presença física do agressor. “O stalking na internet, muitas vezes envolvendo constantes ameaças por mensagens no e-mail ou nas redes sociais, também é categorizado como crime”, disse Merege Filho ao portal Bem Paraná. 

O crime é enquadrado na Lei 14.132/2021, que alterou o Código Penal. A vítima que se sentir perseguida deve registrar um boletim de ocorrência. Em seguida, será instaurado um inquérito policial e a Polícia Civil busca encontrar, pelos meios judiciais cabíveis, a localização do computador ou do telefone do qual parte essa atitude de perseguição. Após ser encontrada, a pessoa é interrogada, qualificada e indiciada. A partir daqui, o caso vai para a justiça.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade