Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bicasso | Ferramenta usa IA para gerar NFTs

A Bicasso é uma ferramenta de inteligência artificial da Binance que produz imagens automaticamente transformadas em NFTs para uso na rede BNB

30 mar 2023 - 17h06
(atualizado às 19h03)
Compartilhar
Exibir comentários

A Binance lançou uma ferramenta de criação de tokens não fungíveis (NFTs) com base em inteligência artificial chamada Bicasso. A tecnologia permite criar imagens a partir de descrições de texto ou de uma foto já existente.

O nome é uma mistura entre Binance e Picasso, consagrado pintor espanhol co-fundador do cubismo. A fusão dos nomes, segundo a empresa, é para refletir a mistura "inovadora de tecnologia e arte".

Foto: Reprodução/Binance / Canaltech

O algoritmo da ferramenta usa instruções do usuário para gerar os melhores resultados possíveis, que podem ser refinados com detalhes na sequência. A partir de uma imagem gerada, é possível dar novas instruções para otimizar o resultado.

A principal vantagem é que as imagens personalizadas podem ser transformadas em NFT para uso na BNB Chain, a rede da Binance. O ativo gerado não pode ser comercializado, portanto servirá apenas para decoração do perfil ou como avatar nas redes sociais.

Como usar o Bicasso?

Para usar o serviço, é necessário apenas ter uma conta cadastrada na Binance. Não é preciso ter saldo nem uma carteira virtual vinculada para criar suas imagens, pois elas ficarão atreladas à sua conta.

O Bicasso será gratuito para todos apenas no dia 29 de março de 2023, até às 21h (horário de Brasília). Há também uma limitação de 100 mil NFTs no total, por ordem de chegada, e com uma imagem por conta — quando atingir o limite, mesmo se ainda estiver no horário definido, o sistema vai parar a criação.

Futuramente, a Binance deve começar a cobrar para uso da geradora de imagens, mas os preços e planos ainda não foram revelados. É provável que os NFTs pagos possam ser vendidos, o que pode ser uma boa fonte de renda para artistas digitais.

Infelizmente, o criador de artes por IA só aceita palavras e comandos descritivos em inglês, por isso é necessário estar afiado na língua estrangeira para mandar bem. Mesmo assim, os comandos não respondem tão bem quanto deveriam.

Em testes realizados pelo Canaltech, a ferramenta foi pouco precisa, mesmo em descrições detalhadas. Isso se agrava se for comparado ao nível de detalhamento de rivais como o Midjourney, o DALL-E e o Stable Diffusion.

Será que o Bicasso pode ajudar a resgatar o decrescente mercado de NFTs? Ou seria essa mais uma solução destinada a fracassar no mercado da Web3? O mercado de criptomoedas e ativos digitais enfrenta uma severa crise desde o final de 2021, ainda sem perspectiva de retomada aos índices positivos do passado.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade