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Bicicleta elétrica sem corrente: basta pedalar para recarregar

Novo sistema de recuperação de energia por pedal, chamado PERS, permite que bicicletas elétricas funcionem sem corrente e garantam bateria carregada pelo uso

19 jul 2023 - 18h17
(atualizado às 21h07)
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Quem anda de bicicleta sabe: as correntes usadas para a movimentação das rodas podem ser bem barulhentas e incômodas, principalmente quando saem do eixo. Alguns esforços de substituir o mecanismo incluem esteiras ou cintas, mas a mais nova tecnologia que promete substitui-lo é mais moderna, consistindo de uma alavanca eletrônica, servindo até mesmo para carregar bicicletas elétricas (pedelecs ou e-bikes).

Projetado pela companhia francesa Cixi, o método é chamado de Sistema de Recuperação de Energia por Pedal (PERS, da sigla em inglês Pedaling Energy Recovery System), e funciona através de eletrônicos embutidos e controlados por algoritmos customizados. Eles definem a resistência dos pedais, fazendo com que a energia recuperada do esforço do ciclista mova o veículo através do eixo do motor. Bicicletas elétricas sem corrente já foram idealizadas no passado, mas sem a possibilidade de recarregar, dificultando o uso.

Foto: Cixi/Divulgação / Canaltech

O plano da empresa é utilizar o sistema PERS não só em bicicletas, mas também em diversos veículos como triciclos e outros veículos com 3 rodas, como o seu próprio, chamado Vigoz, que deve chegar a 160 km de autonomia de bateria e atingir velocidades de 120 km/h

Sem corrente, sem problema

Segundo a Cixi, os usuários poderão selecionar diferentes níveis de esforço para o pedal, enquanto o sistema ajustará o torque automaticamente, aumentando a assistência do motor em aclives, por exemplo. Além da pedalada, também há um sistema de frenagem regenerativa, que ajuda a carregar a bateria e reduz o gasto das pastilhas de freio ao mesmo tempo.

O projeto, inicialmente, contemplava apenas o veículo Vigoz, uma espécie de triciclo coberto que permitiria chegar a 120 km/h em rodovias. Foi na parceria com a Look Cycle que a Cixi passou a considerar a implementação em bicicletas, cujo desenvolvimento vem sendo trabalhado há mais de um ano e resultou no design da chamada Rover 45. A pedelec — outro nome para bicicleta elétrica — da empresa possui um pedal baixo e lugares para levar cargas leves, como ferramentas de manutenção e compras, na frente e atrás.

Na bicicleta, a bateria de 700-Wh fica na perna traseira do "V" que fica entre o assento e o tubo inferior do quadro. Com ajuda do motor, é possível chegar a 45 km/h, mas não foi divulgada a autonomia que o veículo consegue atingir com a bateria completamente carregada. Os controles de potência ficam em um aplicativo integrado, que também consegue trancar o sistema enquanto a pedelec está estacionada, compartilhar chaves digitais com amigos ou localizar o veículo.

Ainda este ano, a Rover 45 foi apresentada na exposição de bicicletas Prodays 2023, em Paris. Não há notícias sobre a comercialização da pedelec ainda, mas a Cixi planeja implementar a tecnologias em bicicletas elétricas, bicicletas de carga, mountain bikes, triciclos urbanos cobertos e onde mais for possível. A expectativa é que o sistema de alavancas PERS chegue aos fabricantes no ano que vem.

Fonte: Cixi

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