Bilionário Jack Ma planeja ceder controle do Ant Group, diz jornal
O bilionário chinês Jack Ma planeja ceder o controle do Ant Group, publicou o Wall Street Journal nesta quinta-feira, após uma repressão regulatória que acabou com seu IPO em 2020 e levou a uma reestruturação do gigante da tecnologia financeira.
Embora Ma possua apenas 10% de participação no grupo, uma afiliada do Alibaba, ele exerce controle sobre a empresa por meio de entidades relacionadas, de acordo com o prospecto de IPO da empresa arquivado nas exchanges em 2020.
O Hangzhou Yunbo, veículo de investimento da Ma, tem controle sobre duas outras entidades que possuem uma participação combinada de 50,5% do Ant, mostrou o prospecto.
O jornal disse, citando fontes, que Ma poderia ceder o controle transferindo parte de seu poder de voto para funcionários do Ant, incluindo o presidente-executivo Eric Jing.
A reportagem afirmou que os reguladores não exigiram a mudança, mas deram sua aprovação.
As empresas não responderam imediatamente aos pedidos de comentários da Reuters.
Uma mudança no controle do Ant pode retardar os planos de reviver seu tão esperado IPO, informou o jornal, já que o mercado de ações da China exige que as empresas esperem três anos após uma mudança no controle para serem listadas.