Bizarro! Fóssil na China traz cabeça de dinossauro e corpo de pássaro

Antigo animal também apresentava outras alterações morfológicas inesperadas para a época

3 jan 2023 - 18h25
Ave teria ossos que se assemelham aos de dinossauro na parte da cabeça
Foto: Reprodução/Youtube

Um grupo de cientistas chineses encontrou um fóssil que tem causado um verdadeiro nó no que sabemos até sobre o processo evolutivo das espécies: um crânio semelhante ao de um dinossauro acoplado a um corpo de um pássaro.

Não é novidade para a comunidade científica que pássaros são descentes dos dinossauros. Entretanto, o fóssil de 120 milhões de anos reúne características que, até então, eram tidas como separadas por milhares de anos de evolução.

O estudo publicado na Nature Ecology & Evolution foi conduzido por paleontólogos do Instituto de Paleontologia e Paleoantropologia de Vertebrados da Academia Chinesa de Ciências. Segundo os cientistas, o animal também apresenta mais dois ossos que fogem ao padrão: uma escápula e um metatarso bem maiores do que os encontrados em outras aves da época.

O espécime, chamado de Cratonavis zhu, ganhou até uma reconstrução computadorizada de alta resolução, para que os cientistas pudessem entender mais sobre sua morfologia. O crânio do animal é quase idêntico ao de dinossauros como o Tyrannosaurus rex, em vez de ser semelhante a um pássaro.

Li Zhiheng, um dos principais autores do estudo, explica que uma diferença de articulação envolvendo a parte de cima do bico dos animais foi o que chamou atenção no achado.

"As características cranianas primitivas mostram que a maioria das aves do Cretáceo, como Cratonavis, não podiam mover seu bico superior independentemente à caixa craniana e à mandíbula inferior, uma inovação funcional amplamente distribuída entre as aves vivas”, disse.