Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

5 dicas para evitar as compras por impulso na Black Friday

As compras por impulso, especialmente diante de tantas promoções, são comuns. Algumas ações podem ajudar a evitá-las. Confira!

18 nov 2022 - 14h55
(atualizado em 21/11/2022 às 11h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Com a proximidade da Black Friday, marcada para o dia 25 de novembro, é comum que as compras por impulso também entrem em cena. Segundo uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), feita em 2021, quase 60% dos consumidores têm esse comportamento.

Para Thaíne Clemente, executiva de estratégias e operações da plataforma de crédito pessoal online Simplic, a questão envolve aspectos emocionais. "É preciso entender a necessidade de certas compras e refletir sempre sobre prioridades e luxos extras", destaca.

5 dicas para não comprar por impulso na Black Friday

De acordo com uma estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a Black Friday 2022 pode ser a maior edição do evento, até hoje, no Brasil. Considerando o aumento do número de compras, provocado pela variedade de ofertas disponíveis no período, um dos cuidados que o consumidor deve ter é de evitar as compras por impulso, para não gerar endividamentos e outros prejuízos. Confira algumas dicas para aproveitar a Black Friday sem despesas excessivas. 

1 - Avalie se realmente precisa do item

Não é porque algo está na promoção ou com preço inferior à média de mercado que você precisa comprar. Pense duas vezes se realmente necessita dele. "Além disso, lembre-se sempre das contas fixas que tem no mês e priorize-as", ensina Thaíne.

2 - Espere um tempo

Muitas promoções e descontos podem se manter ou voltar depois. Então, não é necessário comprar imediatamente. Isso vale principalmente para quem está em dúvida: se não está seguro, o produto pode não ser tão necessário. Uma boa ideia é deixá-lo alguns dias no carrinho e refletir sobre a necessidade da compra.

3 - Não acredite em tudo o que está escrito

Frases como "é a última do estoque", "você pode parcelar em quantas vezes quiser", "a promoção acaba hoje" são estratégias usadas para impulsionar a compra e levar o cliente a "não perder a oportunidade". Não se deixe influenciar por elas.

Foto: Canaltech / Canaltech

4 - Cuidado com o cartão de crédito

Se for mal usado, o cartão de crédito pode se tornar um inimigo. O ideal é usá-lo apenas para contas fixas mensais e já planejadas, de forma a evitar o número alto de parcelas, além de colocar um limite nos gastos do mês. Nas compras online, deve-se ter cuidado para não comprar produtos baratos todos os dias ou semanas e, no final do mês, ter uma surpresa ruim na fatura.

5 - Pare de seguir lojas em redes sociais

Quem não está em um momento de estabilidade financeira, deve evitar seguir lojas e vendedores no Instagram e no TikTok: isso pode aguçar a vontade de comprar. Essas "vitrines online" facilitam o consumo, já que o cliente não precisa sair de casa e ainda pode falar diretamente com o vendedor.

Siga as dicas para reforçar o seu planejamento de compras. Pois, além do cuidado para não cair em golpes na Friday 2022, também é importante aproveitar os descontos com sabedoria, respeitando o seu orçamento disponível para gastos extras.   

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade