Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bluesky agora permite escolher o algoritmo de recomendação

A rede social Bluesky, rival do Twitter, passou a permitir que as pessoas criem, compartilhem e sigam múltiplos algoritmos de recomendação de conteúdo

26 mai 2023 - 21h30
(atualizado em 27/5/2023 às 18h00)
Compartilhar
Exibir comentários

A rede social Bluesky, rival do Twitter, lançou uma atualização para deixar que o usuário escolha qual algoritmo de recomendação pretende usar. A plataforma de Jack Dorsey terá feeds personalizados de conteúdo para o gosto de cada pessoa.

O recurso funciona de modo semelhante às duas linhas do tempo do Twitter — "Para você" e "Seguindo". Mas, em vez de apenas duas, você pode ter múltiplas timelines para alternar rapidamente entre elas.

Feeds com conteúdos direcionados

Como cada feed terá um funcionamento algorítmico diferente, as pessoas podem adotar os que mais agradam seu estilo. Se a entrega de posts não estiver satisfatória, é só deixar de lado e pegar outro melhor.

Foto: Divulgação/Bluesky / Canaltech

Há um feed próprio para ver conteúdo apenas de quem você segue, como já ocorre no Twitter. A diferença é que você não precisa ver tudo na ordem cronológica, e, sim, conforme suas interações mais comuns. Conforme seus seguidores crescerem haverá mais posts interessantes selecionados.

O sentimento de comunidade também pode se fortalecer na Bluesky a partir de agora. Como cada feed pode ser temático, dá para atrair somente os apaixonados por gatos, colecionadores de carros ou fãs de k-pop.

Crie seu próprio algoritmo de conteúdo

Quem tiver familiaridade com programação poderá criar e distribuir seu algoritmo gratuitamente no serviço. Por ser um processo complicado, recomenda-se apenas que gente qualificada se aventure nesse nicho. Futuramente, há planos para simplificar isso com uma interface amigável para o usuário.

É também uma forma de empresas se aproximarem do seu público, já que poderiam ter um feed que favoreça conteúdos do seu interesse. Os usos comerciais podem ser criativos a partir de agora.

O recurso de feeds personalizados pôde ser testado por quem acessava a Bluesky pelo SkyFeed ou pelo Flipboard. Em abril, a CEO da Bluesky, Jay Graber, havia antecipado a novidade em um post publicado no blog oficial. Agora, chega para quem atualizar o aplicativo oficial do serviço.

Bluesky encontrou seu caminho?

Se a Bluesky carecia de algo que a diferenciasse dos concorrentes Mastodon e Koo, parece ter descoberto sua personalidade. Em um momento no qual órgãos reguladores questionam as mídias sociais sobre o direcionamento de conteúdos, ter uma rede que faça isso de maneira aberta pode ser um baita diferencial.

A ideia de algoritmos personalizados é defendida por Jack Dorsey desde os tempos do Twitter. O cofundador do Passarinho Azul lançou a ideia de permitir que cada pessoa escolha o seu, mas isso nunca prosperou.

A Bluesky tem aplicativo para Android, iOS e acesso via web (bsky.app). É necessário se inscrever em uma lista de espera e aguardar ser contemplado — ou usar o convite recebido por alguém já cadastrado por lá.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade