Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Boeing e Nasa devem lançar voo tripulado na próxima segunda-feira (6)

Os últimos momentos antes do lançamento são os mais agitados; os tripulantes vão avaliar se a espaçonave está apta para futuras missões

2 mai 2024 - 15h43
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Na próxima segunda-feira (6), astronautas Barry Wilmore e Suni Williams voarão para a Estação Espacial Internacional (EEI) a bordo da espaçonave CST-100 Starliner da Boeing, em uma missão de teste que vai durar uma semana. O lançamento acontecerá às 22h34, no horário de Brasília, da Estação da Força Espacial do Cabo Canaveral na Flórida, nos Estados Unidos.
A espaçonave Starliner, da Boing, já sofreu vários contratempos desde seu primeiro teste não tripulado, em 2022 (Imagem: Reprodução/NASA)
A espaçonave Starliner, da Boing, já sofreu vários contratempos desde seu primeiro teste não tripulado, em 2022 (Imagem: Reprodução/NASA)
Foto: Canaltech

Os astronautas Barry "Butch" Wilmore e a piloto Suni Williams serão os primeiros a voar para o espaço a bordo da espaçonave CST-100 Starliner da Boeing, em uma missão de teste, na próxima segunda-feira (6).

O destino dos tripulantes da Nasa é a Estação Espacial Internacional (EEI). O lançamento será feito às 22h34, no horário de Brasília, a partir da Estação da Força Espacial do Cabo Canaveral, na Flórida, nos Estados Unidos. A missão deve durar uma semana.

O canal da Nasa no YouTube vai transmitir o lançamento na segunda, a partir das 19h30.

O objetivo da viagem especial é certificar que a espaçonave está apta para futuras missões, que vão ter duração de aproximadamente seis meses. A cápsula Starliner ficará no topo do foguete Atlas V da empresa United Launch Alliance (ULA). 

Momentos finais

O diretor de voo da Starliner da Nasa, Mike Lammers, disse a repórteres durante uma coletiva de imprensa feita em março deste ano, no Centro Espacial Johnson (JSC, em inglês), em Houston, Texas, que as últimas horas antes do lançamento vão ser as mais agitadas.

A equipe se preparará na instalação de quarentena e vai seguir o procedimento tradicional de sair do Edifício de Operações e Verificação Neil Armstrong. Eles chegarão ao pad 2 horas e 15 minutos antes do lançamento e entrarão na Starliner.

Relembre as 10 maiores conquistas da Nasa Relembre as 10 maiores conquistas da Nasa

A espaçonave será alimentada internamente 80 minutos antes do lançamento, seguido por uma verificação de vazamentos realizada pelas equipes em terra 50 minutos antes. Os braços de acesso da tripulação serão recolhidos 11 minutos antes do lançamento.

Os últimos quatro minutos serão particularmente movimentados, com inúmeras comunicações, mas o minuto mais notável é o último, quando o sistema de aborto de lançamento será armado, cerca de 75 segundos antes do lançamento.

"Já vai ser um dia agitado, mas então decolamos. É aí que meu verdadeiro trabalho começa", disse Lammers, observando que esta será a primeira subida tripulada saindo do Controle da Missão no JSC desde a missão final do ônibus espacial, STS-135, em 2011. 

O Atlas V terá dois propulsores de foguete sólido. Depois de sair do pad, o foguete ajustará sua trajetória para a órbita. Os propulsores queimarão por 90 segundos e suas carcaças vazias seguirão o estágio central. Eles serão liberados após 2,5 minutos. O primeiro estágio do Atlas V continuará a queimar por mais quatro minutos.

Então o segundo estágio, com dois motores RL-10, assumirá, levando a tripulação ao espaço. O segundo estágio se desligará após 12 minutos, e a espaçonave se separará 15 minutos após o lançamento.

A Starliner realizou dois voos de teste não tripulados em 2019 e 2022, mas os voos tripulados foram adiados devido a vários problemas técnicos que os oficiais dizem terem sido todos resolvidos agora.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade