Boicote ao Facebook: veja participantes e entenda o caso
Grandes empresas pressionam para uma mudança na política de remoção de conteúdos odiosos e ofensivos na rede social
Em uma onda global de boicote de diversas empresas ligadas a uma campanha contra a disseminação de publicações com discurso de ódio e desinformação, o Facebook viu, durante a última semana, mais de 400 marcas deixarem de pagar por anúncios na rede social. O movimento é parte da campanha "Stop Hate for Profit", iniciada por grupos de direitos civis dos Estados Unidos em 17 de junho, que pressiona a empresa em suas políticas de remoção de conteúdo, acusando a rede social de não ser ativa o suficiente na triagem de publicações. Em muitos casos, o boicote passa a valer em 1 de julho.
O Facebook chegou a reunir seus executivos para tratar sobre as reclamações, depois de perceber a tendência crescente entre as marcas, mas decidiu não alterar radicalmente a maneira como seus conteúdos são expostos na rede em um primeiro momento. Na última sexta-feira, 26, após marcas como Unilever e Verizon anunciarem o boicote, Mark Zuckerberg veio a público para esclarecer os termos de uso do Facebook e apresentar novas medidas, como o endurecimento das regras e não tolerância a conteúdos odiosos, por exemplo.
Ainda assim, a iniciativa do fundador do Facebook parece não ser suficiente, já que o movimento continua agariando marcas para parar, ao menos no mês de julho, toda a publicidade feita na rede social. A partir desta quarta-feira, 1, é esperado que mais de 400 marcas deixem de pagar por anúncios. Com o boicote, estima-se que Zuckerberg já tenha perdido mais de US$ 7 bilhões.
O boicote
>> Quando ganhou força, o boicote promovido pela "Stop Hate for Profit" já tinha o apoio de marcas como Unilever, Ben & Jerry's, The North Face e Verizon. Levantamentos da empresa de análise de marketing Pathmatics indicam que a Verizon, empresa de telefonia celular, gastou US$ 1,4 milhão em publicidade no Facebook entre maio e junho. A empresa decidiu encerrar o anúncios na rede social na última quinta-feira, 25.
>> Na sexta-feira, 26, Zuckerberg anunciou, por meio de um post no Facebook, que está proibindo uma nova categoria de publicações com mensagens de ódio, principalmente as relacionadas à alegações de violência e segurança por parte de grupos étnicos e religiosos, por exemplo. Segundo ele, posts de políticos e agentes públicos que violam as políticas da plataforma ainda serão mantidos, mas receberão um selo comunicando de que se trata de conteúdo com relevância jornalística.
>> Depois da declaração, outras marcas também se juntaram ao boicote. A Coca-Cola disse que está suspendendo seus anúncios de várias redes sociais por pelo menos 30 dias, contra o racismo nessas plataformas. A rede americana de café Starbucks afirmou no domingo, 28, que também irá pausar seus anúncios publicitários em todas as plataformas de mídias sociais.
>> Na segunda feira, 29, foi a vez da montadora Ford e da Microsoft aderirem à suspensão de publicidades no Facebook e Instagram, que pertence à empresa. O plano é ficar fora da rede social nos Estados Unidos por 30 dias, mas a Ford disse que pode também rever a decisão para ouras regiões.
>> No mesmo dia, o Facebook revelou que iria se submeter a uma auditoria sobre como controla o discurso de ódio. O Media Rating Council (MRC), empresa de medição de mídia, conduzirá a auditoria para avaliar como o Facebook protege os anunciantes de aparecerem ao lado de conteúdo nocivo e a precisão dos seus relatórios em determinadas áreas.
>> Adidas, Volkswagen, Honda, VF (fabricante dos tênis da marca Vans), HP e a Pfizer também decidiram paralisar os anúncios na terça-feira, 30. Segundo uma pesquisa da Federação Mundial de Anunciantes, um terço dos 58 principais anunciantes do mundo pretendem aderir ao boicote — no total, eles investem US$ 100 bilhões em marketing.
>> Ainda na terça-feira, Zuckerberg se reuniu com organizadores do boicote e Carolyn Everson, vice-presidente de soluções globais de negócios, e Neil Potts, diretor de políticas públicas, realizaram pelo menos duas reuniões com anunciantes. Os resultados porém, foram frustrantes, segundo fontes presentes nos encontros disseram à Reuters. "Simplesmente (a empresa) não está se mexendo", disse um executivo de uma grande agência de publicidade em relação às conversas.
>> Até o momento, as marcas que já decidiram pelo boicote ao Facebook são: 15 Passenger, AdComplyRx, Adidas, Adventure Journal, Affirm, Akyumen, AmazingRibs.com, Amplify, Apollo Precision Tools, Arcanist Press, Arc'teryx, Arka Pana Consulting, Artbees Software, Ascent Ventures, Ashby & Graff, Aspen Snowmass, Atlas Pet Company, Atomic Empire, Aura Frames, BabyEcoTrends.com, Badger, Beacon Lane, Beam Suntory, Ben & Jerry's, Best Buy, Big Spoon Roasters, Birchbox, Black Cat, Labs, BlueLena, Blurry Bits Photography, Bouqs, Brain + Trust Partners, Burton, Bwritr, Central Reach, Change Agency Marketing, Charm Sand, Chaval, Chesapeake Family Life, Chobani, Ciberspring, CityAdvisor, Clarus HR, Classic Boats Venice, Clean Choice Energy, Clever, Clif Bar & Company, Clif Family Winery, Climate Ride, ClipDish, Coca-Cola, Colgate-Palmolive, Colorado Nonprofit Association, Comhlamh, Contemporary Policy Institute, Coolidge Corner Theatre, cove.tool, Craft Sportswear, Crow Flies Press, Dashlane, Data.World, David&Goliath, daviesnow, Delicious & Sons, Denny's, Dermatonics, DETH KULT, DeVry University, Diageo, Dissent Pins, Dockers, DR & Associates, Dreamcatcher Adventure, Earl E. Bakken Center for Spirituality & Healing at the University of Minnesota, Earth's Own, ecoRI News, Eddie Bauer, Edinburgh Events, EILEEN FISHER, Embodia, Emerald Publishing, Encore Renewable Energy, Epitaph Records, Equal Entrance, Evixial, Expeditions, eXplore Lawrence, Fairborn Self Storage, Firefly Community, Ford, Fortress of Inca, French Girl, Front Porch, Forum, FSAstore.com, Gerardo, Geystone, GIN - Greater Inflight Network, Glitter Lens, Go Camping, Greater than Games, Habitat for Humanity, Haven Life, Hayvn, HBCU 20x20, Health&Tea, Heidi Howarth, Herschel Supply Company, HigherRing, Highway Robery, Hillcrest Waterbugs, Honda, Houdini Sportswear, Huckleberry Travel, iHerb, Illustrated Ministry, InVision, Ipsun Solar, JanSport, Kid MadeModern, KIND, Kush Queen, Las Vegas Food and Wine Festival, laundryheap, Laurus Online, LendingClub, Levi's, Lifestraw, Limeade, Limestone Post, Livedab, Local Postal, Lockdowneconomy - UK, Lotus Q Inc, Louisiana Deca, lululemon, M. Miller Consulting, LLC, Madewell, Magnolia Pictures, Manelik, MassMutual, Matouk, Matte PR, MEC, Mega Seating Plan, Menlo Jazzercise, Mindful QA, Ministry of Cricket, Modern Farmer, Mozilla, Nature's Logic, Nemo Equipment, Nexsoma Legal, N-Frnds, Nonbeenary Designs, Oliver Winery & Vineyards, OpenWorksBmore, OpSense, Outdoor Gear Exchange, Outdoor Research, Paper Plane Games, Partake Foods, Patagonia, Patagonia Provisions, Patreon, Patrick Daniel Law, Paul Casey Healing Arts, Peace Coffee, PearBudget, People's Pint Brewing Company, Peter Togel, Pfizer, Pharmavite, PickFu, Pilates Blue, PLAZM, PNZ, Puma, Quaketek, Read Between the Wines Podcast BBC, Realty Works Group, Reebok, REI, ReVision Energy, Rotate Watch Kits, SAP, SharperTrades, SienaBlu, Simris, Skeletal Lighting, Social Work Test Prep, SodaStream, Somoto Canyon Tours, Sortyourfuture, Source, Southern Energy, Spark Toro, SparkCharge, Spiders and Milk, Staffy, Storq, Suite 27 Productions, Sunrun, SVB, TalkSpace, Target, The Carbon Literacy Project, The Duck Store, The Hershey Company, The Jewish Board, The Key Bremen, The Law Offices of Fang Chen, The Little Market, The North Face, The Old Globe, The Pillates Collective- Denver, The Tea Book, Theo Chocolate, Thriving Design, TrashPandasTVOfficial, Tribe Leadership Retreats, Unilever, UNLIT® The Hangover Recovery Drink, Upwork, Vans, Verizon, Viber, Voicebrook, WeAre8, Wendy's Walkers, Western Environmental Law Center, wettribe, wherewemet, Williams-Sonoma, Inc., Willow Lane Collective, woonwinkel, World of Wallpaper, Woven Trends, XiTrust- The eSignature Company, Yes Plz Coffee, Yoga Lily Studio, Zevvle e ZoeFinancial.