Bolsonaristas se inspiram em invasão do Capitolio para causar nas redes sociais
Bolsonaristas convocaram golpistas pelas redes e dizem que Lula "não vai subir a rampa" do Palácio da Alvorada
Mensagens e vídeos de ameaças ao presidente eleito Lula (PT) se intensificaram nas redes sociais nos últimos sete dias, depois que apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) ocuparam o gramado do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, para manifestações de caráter golpista.
Monitoramento da ferramenta Horus, do Núcleo, mostra que as mensagens no Twitter e no Telegram depois que bolsonaristas incendiaram um ônibus na segunda-feira (12.dez.22), dizem que Lula (em suas diversas formas de citação como "molusco", "bandido" e "nove") "não vai subir a rampa".
Os grupos golpistas ainda trabalham com a narrativa de que "tacar fogo em ônibus é padrão da esquerdalha bandida" e que havia petistas infiltrados na ação terrorista de ontem à noite.
Se "manifestantes" de camisa preta são patriotas (muitos flagrados em atos de vandalismo) eu sou o Pato Donald.
— Sérgio Camargo (@CamargoDireita) December 13, 2022
Os bolsonaristas afirmaram, ainda, que os portões do Alvorada foram abertos durante a noite de 12.dez para que eles se aproximassem da residência de Bolsonaro e que, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, teria mandado servir lanches e refrigerantes para quem está participando dos protestos contra a vitória democrática de Lula nas eleições.
O Palácio da Alvorada, de portões abertos, está no topo do Twitter e humilha a diplomação.
Bolsonaro tem o povo. Nine tem somente seguranças e uma equipe de desqualificados e corruptos. pic.twitter.com/i1xwYINRIQ
— Sérgio Camargo (@CamargoDireita) December 12, 2022
Um novo suposto padre também apareceu por lá ao lado de Bolsonaro incitando golpe.
PADRE GENÉSIO, QUE REZOU NA FRENTE DO PALÁCIO DA ALVORADA ONTEM, COM O PRESIDENTE, DEIXA CLARÍSSIMO QUE O LUGAR DO POVO PATRIOTA É NA FRENTE DOS QUARTÉIS! 🇧🇷 pic.twitter.com/fErn5Qm0Tq
— O censurado (Kabulozo) (@Kabulozocensura) December 13, 2022
OUTRO LADO. Diversos políticos foram ao Twitter contestar as mensagens golpistas e pedir punição aos terroristas que atearam fogo a um ônibus em frente ao Palácio da Alvorada.
Baderna em Brasília teve cara de esquema profissional. Muito estranho que ninguém foi preso. Bolsonaro é cúmplice. Como pode presidente da República abrigar envolvidos? Passou da hora de desmobilizar as frentes de quartéis, não tem nada de liberdade de expressão, só golpismo.
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) December 13, 2022
As manifestações fazem parte da democracia. A capital federal recebeu cidadãos de todo o Brasil que, há mais de um mês, vem se expressando de maneira ordeira. Repudio veementemente a desordem, a violência e o risco à integridade física ou de patrimônio público e privado.— Arthur Lira (@ArthurLira_) December 13, 2022
Inaceitáveis a depredação e a tentativa de invasão do prédio da Polícia Federal em Brasília. Ordens judiciais devem ser cumpridas pela Polícia Federal. Os que se considerarem prejudicados devem oferecer os recursos cabíveis, jamais praticar violência política.— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) December 12, 2022