Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasil desenvolve foguete aeroespacial para transportar veículo hipersônico até a atmosfera

Parceria da Mac Jee com a FAB, foguete tem lançamento previsto para o final de 2027 no Centro Espacial de Alcântara

29 ago 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Mac Jee se prepara para receber um novo carregamento de motores de foguetes e expansão de laboratórios químicos e propulsivos.
 Mac Jee expande atuação com projetos no setor de defesa e aeroespacial
Mac Jee expande atuação com projetos no setor de defesa e aeroespacial
Foto: Mac Jee

Como parte de um projeto inovador para a Força Aérea Brasileira (FAB), a empresa brasileira Mac Jee se prepara para receber um novo carregamento de motores de foguetes e expansão de laboratórios químicos e propulsivos.

Parte da Base Industrial de Defesa (BID), a empresa vai desenvolver um foguete aeroespacial capaz de transportar o veículo hipersônico 14-X até a atmosfera, atingindo uma altitude de 30 quilômetros e velocidade de 10.720 km/h, o que equivale a dez vezes a velocidade do som, também conhecida como Mach 10.

Para que o 14-X inicie sua trajetória de forma autônoma, seu motor scramjet precisa atingir uma velocidade mínima para ser ativado. Ele será acoplado ao foguete, que fornecerá a velocidade e altitude necessárias para a liberação do veículo, permitindo que ele conclua a missão planejada.

Esse processo é conhecido como "Rocket Assisted Take Off" (RATO), ou Decolagem Assistida por Foguete.

"Este projeto representa um marco importante, pois as tecnologias que desenvolveremos irão contribuir para reduzir a dependência tecnológica do Brasil no setor aeroespacial", explica em comunicado Danilo Miranda, diretor de Engenharia da Mac Jee.

Mais de 500 profissionais estarão envolvidos em todas as etapas, desde o detalhamento dos requisitos técnicos até o lançamento do foguete, previsto para o final de 2027 no Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão.

"Contamos com uma equipe altamente experiente em projetos de satélites, aeronaves, mísseis e sistemas de defesa, tanto em empresas nacionais quanto internacionais. Temos a capacidade técnica e operacional para liderar este projeto inovador", inclui Miranda.

"Bombas burras"

Em outra frente de inovação, a Mac Jee, também em parceria com a FAB, está desenvolvendo o kit de guiagem Dagger para bombas de propósito geral (GP) do tipo MK-82.

Essas bombas, conhecidas como "bombas burras" devido à sua baixa precisão, podem causar danos colaterais indesejados. O kit Dagger, acoplado à estrutura da bomba, aumenta significativamente sua precisão, permitindo que os alvos sejam atingidos com maior exatidão.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade