Brasil é o terceiro país em banda larga na América Latina
O Brasil é o terceiro lugar no ranking de banda larga na América Latina, é o que aponta uma pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Segundo o jornal O Globo, a análise será divulgada nesta quarta-feira e mostra o País com índice de 5,32 (a escala vai de 1 a 8) atrás de Chile (5,57) e Barbados (5,47) em uma lista com 26 nações da América Latina e Caribe – quando são analisados os parâmetros de alcance e penetração do serviço.
Ao comparar com outros 63 países analisados pelo BID, o Brasil aparece na 30ª posição. No mundo, Suécia (7,28), Coreia do Sul (7,18) e Islândia (7,05) lideram o ranking. De acordo com o especialista em telecomunicações e idealizador do Índice de Desenvolvimento de Banda Larga, Antonio Garcia-Zaballos, o Brasil ainda tem um “caminho grande a percorrer” e uma maneira de aumentar o alcance da banda larga no País é “por meio de infraestruturas móveis”.
Na avaliação da instituição, é possível aumentar o uso do celular para acesso à internet e o leilão da faixa de frequência de 700 MHz (para os serviços de internet móvel 4G) seria um começo para contribuir no aumento da banda larga no Brasil. Garcia-Zaballos ainda afirma que o estudo descobriu no Brasil um baixo uso da internet em áreas rurais e por pessoas com idade acima de 34 anos.