Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasil está com as praias mais sujas desde 2016; veja lista

Levantamento mostra praias com mais chances de estarem impróprias para banho

21 dez 2022 - 16h30
Compartilhar
Exibir comentários
Medição é feita a partir da quantidade coliformes fecais na água
Medição é feita a partir da quantidade coliformes fecais na água
Foto: Kseniia Lobko / Unsplash

Um levantamento feito pela Folha de São Paulo mostrou que, desde 2016, os níveis de limpeza nas águas das praias brasileiras nunca estiveram tão baixos. A notícia chega no primeiro dia do verão, enquanto muitos já se preparam para viagens à praia no recesso ou, ainda, para comemorar a virada do ano à beira-mar. 

Conforme mostrou a Folha, o país enfrenta uma piora generalizada na limpeza da água por todo o litoral. Só 29% das localidades monitoradas de novembro de 2021 a outubro de 2022 ficaram limpas em todas as medições, número abaixo dos 36% registrados nos mesmos períodos anteriores. 

O numero de praias "Ruins" também cresceu, de 10% para 13%, em média, enquando locais regulares (26%) e péssimos (16%) se mantiveram na média dos últimos anos, mas aumentaram em relação a 2021.

Saiba como anda a qualidade da água na praia para a qual você vai viajar aqui. Os dados de 2020 foram afetados pela pandemia não entraram na conta.

Como é feita a medição

Para medir a qualidade da água, parâmetro usado é a quantidade de coliformes fecais (bactérias que indicam contaminação por fezes e esgoto) no mar. Uma praia é tida como própria para banho se tiver menos de 1.000 coliformes para cada 100 mililitros de água, na semana de análise e nas quatro anteriores.

Com isso, cada ponto é classificado como bom (próprio em todas as medições), regular (impróprio em até 25%), ruim (até 50%) ou péssimo (mais de 50%), seguindo critérios da companhia ambiental de São Paulo, a Cetesp.

Na região Sudeste, o estado de São Paulo foi o principal responsável pela queda, com praias de São Sebastião, Ilhabela e Bertioga concentrando baixas qualidades.

No Nordeste, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Maranhão foram os que lideraram. Nestes dois últimos, não há nenhum trecho considerado "bom" no momento.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade