Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasil investiga se Threads coleta dados demais e viola a LGPD

A ANPD, agência responsável pela proteção de dados no Brasil, investiga o Threads por possível coleta exagerada de dados dos usuários e possível violação à LGPD

17 jul 2023 - 16h59
(atualizado às 20h14)
Compartilhar
Exibir comentários

Recentemente, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) começou a analisar o tratamento de dados pessoais do Threads, nova rede social da Meta. A entidade anunciou a medida por meio da Coordenação-Geral de Tecnologia e Pesquisa (CGTP) e busca averiguar possíveis violações à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Existem alegações de que o "Twitter do Instagram" coleta dados de usuários de maneira exagerada e sem finalidade específica, incluindo dados sensíveis como dados de saúde, condicionamento físico, dados bancários e histórico de navegação e de compras.

Foto: Divulgação/Meta / Canaltech

A preocupação não é em vão: segundo a App Store, o Threads coleta uma lista variada de informações — e não está claro o porquê. Detalhes como dados bancários e informações de saúde podem ser úteis para funções específicas, como assinatura de serviços e monitoramento de atividade, mas nada disso está disponível no aplicativo atualmente.

Threads na mira da ANPD

Por conta disso, a ANPD se atentou às alegações e começou o processo fiscalizatório. A avaliação deve observar as implicações da coleta e uso dos dados mencionados, assegurando o respeito à legislação brasileira e aos diretos dos titulares dos dados.

Atualmente,o Threads não está disponível em países da União Europeia devido às preocupações com o uso de dados. A ANPD está atenta às decisões de autoridades similares para incrementar sua análise.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade