Brasil pode testar novas ferramentas de IA no Android em julho
Novidade foi anunciada no evento Google for Brasil, junto com diversas outras ferramentas que usam inteligência artificial
No evento Google for Brasil 2024, que ocorreu na terça-feira (11) em São Paulo, foi anunciado que o Brasil seria o primeiro país do mundo a testar três novos recursos de segurança para aparelhos com Android.
Essa novidade usa inteligência artificial (IA) para identificar quando há sinais que o aparelho foi furtado, o bloqueando automaticamente. Dessa forma, o acesso indevido a documentos e aplicativos sensíveis, como os financeiros, é evitado.
A empresa também destacou que o objetivo é combater tentativas de golpes e fraudes pelos aplicativos. Os aparelhos com Android serão incluídos em um novo programa piloto, disponível a partir de julho, que inclui uma versão aprimorada do Google Play Protect, ferramenta de segurança do sistema.
O Play Protect já verificava antes os aplicativos, em busca de vulnerabilidades e ameaças, agora também vai bloquear a instalação de aplicativos baixados de fontes alternativas.
O desenvolvimento desses recursos vem por meio de uma parceria entre o Google e as marcas de celulares Samsung e Motorola.
Novos recursos
Bloqueio por detecção: a IA consegue identificar se algum ladrão pega o aparelho e foge com velocidade, por bicicleta, veículos ou até mesmo à pé. Com um movimento associado ao roubo, a IA automaticamente bloqueia a tela do dispositivo. Se for feito sem querer, o usuário consegue desbloquear o celular normalmente.
Bloqueio rápido remoto: em casos de furto ou roubo, muitas vítimas acabam esquecendo suas senhas da conta do Google pelo choque, não conseguindo acessar o Encontre Meu Dispositivo. Com esse recurso, o usuário pode bloquear a tela do celular de forma remota por uma página dedicada do Android, usando somente o número de telefone.
Bloqueio de dispositivo off-line: a ferramenta serve para quando os celulares roubados sejam desconectados da internet, procedimento padrão de assaltantes, para que a localização seja desligada. O recurso do Android vai bloquear a tela quando perceber atitudes incomuns, como perder a conexão por muito tempo e tentativas de retirar o cartão SIM.