Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasileira recebe prêmio internacional de ciência na Semana da Mulher

Premiação “Science, She says! Award” ocorreu nesta segunda-feira (6) e premiou Jaqueline Godoy Mesquita na América do Sul, Central e Caribe

6 mar 2023 - 18h08
(atualizado às 18h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Marco da carreira de Jaqueline Godoy Mesquita foi conquistar, em 2019, prêmio “Para Mulheres na Ciência” em matemática
Marco da carreira de Jaqueline Godoy Mesquita foi conquistar, em 2019, prêmio “Para Mulheres na Ciência” em matemática
Foto: arquivo pessoal

O Dia Internacional da Mulher está chegando, e com ele, inspirações de mulheres na ciência tomam conta do noticiário. Desta vez, o destaque vai para uma matemática brasileira que conquistou um prêmio italiano nesta segunda-feira (6). 

O Science, She says! Award, reconhecimento oferecido pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália (MAECI) destaca cientistas estrangeiras, e Jaqueline Godoy Mesquita foi a pesquisadora vencedora da vez na América do Sul, Central e do Caribe.

Mas essa não foi a primeira vez que Jaqueline se destacou: em 10 de outubro de 2019, ela subiu ao palco da Casa Firjan para receber o prêmio Para Mulheres na Ciência na categoria “matemática”.

Na época, essa foi uma celebração oferecida pela L’Oréal em parceria com a Unesco Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Um passo e tanto na ciência

O prêmio busca reconhecer uma cientista júnior que tenha contribuído para o avanço da ciência e tecnologia, enquanto realizava sua pesquisa em uma das cinco regiões: África e Oriente Médio; Ásia e Pacífico; Europa; América Central e do Sul e Caribe e América do Norte. 

O trabalho de Jaqueline, ex-aluna do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, em São Carlos, destaca-se em uma área ainda marcada pela desigualdade de gênero.

“Se estou ganhando este prêmio hoje, é porque muitas mulheres no passado lutaram e morreram para permitir que eu e outras mulheres ao redor do mundo pudéssemos estudar e fazer progressos significativos na ciência”, disse a matemática ao receber o prêmio.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade