Brasileiro cria site gratuito para recuperar contas hackeadas no Instagram
Assistente virtual chamada Karina ensina passo a passo para ajudar o usuário a recuperar uma conta hackeada
O brasileiro Bruno Fraga criou uma tecnologia que promete recuperar contas hackeadas no Instagram, problema que vem atingindo diversas pessoas recentemente, vítimas de golpes como deepfake, por exemplo.
O influenciador digital divulgou em sua página a plataforma "Recupera Aí", que, conforme explica Fraga, é um site com uma assistente virtual chamada Karina, que ensina um passo a passo para ajudar o usuário a recuperar uma conta de forma gratuita.
De acordo com o criador da plataforma, o programa ainda passará por melhorias e serão adicionados suportes destinados a outros sites.
"Instagram Hackeado? O Recupera.ai é uma ferramenta para te ajudar na recuperação de uma conta hackeada. Ainda iremos melhorar bastante a ferramenta e adicionar suporte a outros sites. Espero que contribua com quem precisa de ajuda em situações assim", disse o influenciador em seu perfil no Instagram.
Com o programa Recupera.ai, a assistente virtual direciona o usuário para que ele comprove sua identidade e retome o acesso da sua conta. Além disso, a tecnologia também oferece dicas de segurança para que o processo de recuperação da conta seja eficiente.
O brasileiro afirma que planeja expandir o ‘Recupera Aí’ para outras plataformas, como o Gmail, Outlook e TikTok.
Deepfake
O termo deepfake ou deep fake faz referência a qualquer modificação em vídeo, foto ou outras imagens (como GIFs) que tenham sido criadas para parecer realista, mas feita com inteligência artificial. No fim, o objetivo é que a modificação seja tão imperceptível que pareça real.
A palavra deepfake, em inglês, vem da mistura dos termos "deep learning" e "fake". Ou seja, uma imagem falsa criada com um sistema de inteligência artificial usando deep learning.
O deepfake, tecnologia que usa a inteligência artificial para modificar o rosto e a voz de pessoas em vídeos, tem sido utilizado por criminosos para aplicar golpes financeiros na internet.
Foi o que aconteceu com a designer de arte Juliana Brichesi, que teve sua imagem compartilhada na web após sua conta no Instagram ter sido invadida por hackers. Leia mais aqui.