Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasileiros conquistam cinco medalhas em Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

No total, 53 países participaram da competição, que este ano ocorreu no Rio de Janeiro

29 ago 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O Brasil conquistou cinco medalhas na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica de 2024, com destaque para as duas medalhas de prata e três de bronze. Além disso, o aluno Heitor Borim Szabo fez parte da equipe multinacional vencedora da Competição de Grupos.
Brasil conquista 5 medalhas na 17ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica
Brasil conquista 5 medalhas na 17ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica
Foto: Clara Sampaio (OBA)

O Brasil conquistou cinco medalhas na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica de 2024, a 17ª IOAA, realizada no Brasil de 17 a 27 de agosto, sob organização do Observatório Nacional (ON/MCTI). Os estudantes brasileiros levaram para casa duas medalhas de prata e três de bronze. Além disso, o aluno Heitor Borim Szabo fez parte da equipe multinacional vencedora da Competição de Grupos.

Nesta edição, além do Brasil, que contou com uma equipe mista, outros 52 países também enviaram seus representantes para a olimpíada.

Na edição de 2023, o estudante brasileiro Paulo Henrique dos Santos gannhou e medalha de ouro e conversou com o Byte sobre alguns dos seus sonhos profissionais: estudar nos Estados Unidos e trazer avanços à energia limpa.

https://www.terra.com.br/byte/brasileiro-ouro-em-olimpiada-de-astronomia-quer-melhorar-energia-renovavel,a35ac98da9411118383d2499c0ffe0d1fq5thlyy.html?utm_source=clipboard

Veja abaixo a distribuição das medalhas entre os representantes do Brasil:

Medalhas de Prata:

  • Francisco Carluccio de Andrade
  • Heitor Borim Szabo

Medalhas de Bronze:

  • Lucas Cavalcante Menezes
  • Gustavo Mesquita França
  • Natália Rosa Vinhaes

IOAA

A IOAA é uma competição global que reúne estudantes de ensino médio de várias partes do mundo. Os participantes são desafiados a resolver problemas teóricos, analisar dados e realizar observações astronômicas. O principal objetivo do evento é estimular o interesse pela Astronomia e Astrofísica, além de promover a troca cultural e o intercâmbio de conhecimentos entre os jovens.

O Prof. Dr. Júlio César Klafke, líder da equipe brasileira e membro da Comissão Organizadora da OBA, destacou que a IOAA de 2024 foi uma competição de altíssimo nível.

ET de Varginha, Bilu e mais: conheça os óvnis famosos registrados ET de Varginha, Bilu e mais: conheça os óvnis famosos registrados

O Brasil participa da olimpíada desde sua primeira edição em 2007 e as equipes que representam o Brasil na IOAA são formadas por meio de um processo seletivo rigoroso organizado pela OBA e instituições parceiras, sendo uma delas o Observatório Nacional (ON).

Em 2024, a IOAA teve a sustentabilidade como tema central, destacando a importância de alinhar a ciência com práticas sustentáveis. O Observatório Nacional escolheu esse foco em resposta à crescente preocupação mundial com o desenvolvimento sustentável e o papel essencial da ciência na busca por soluções inovadoras.

"Incorporamos a sustentabilidade em várias atividades do evento. Adotamos práticas sustentáveis na organização logística, como o uso de materiais recicláveis e o não uso de descartáveis. Além disso, conquistamos o Selo Evento Neutro, demonstrando nosso compromisso em neutralizar as emissões de carbono geradas durante o evento", disse em comunicado Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional e coordenadora do Comitê Brasileiro da IOAA 2024.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade