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Brasileiros já usam mais TikTok do que Instagram

Segundo relatório da Atlantico, no Brasil se passa em média 20 horas por semana na rede social chinesa.

18 out 2022 - 17h55
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Brasileiros já usam mais TikTok do que Instagram
Brasileiros já usam mais TikTok do que Instagram
Foto: Núcleo Jornalismo

Brasileiros usam mais redes sociais que a China ou os Estados Unidos e também já estão mais apegadoss ao TikTok do que o Instagram.

Os dados são do relatório Transformação Digital na América Latina, elaborado pela Atlantico e publicado em 20.set.22.

GERAL. A porcentagem de brasileiros que usavam redes sociais passou de 62% em 2018, para 75% em 2022: são 3,7 horas diárias gastas em redes. Brasileiros também têm uma média diária de uso de redes sociais maior que países como México, Estados Unidos e China.

TIKTOK NA FRENTE. Os dados no relatório também indicam que, no Brasil, usuários estão passando mais tempo no TikTok do que em outras redes.

Em 2021 e 2022, brasileiros passaram 14 e 20 horas semanais no TikTok, respectivamente. A única outra rede social que não viu uma diminuição nas estatísticas de uso semanais foi o Instagram, que passou de 14 para 16 horas semanais em 2022. Mesmo assim, ficou atrás do TikTok.

Os dados também mostram uma diminuição no uso do Facebook, algo que já foi indicado por uma pesquisa do DataFolha em 2019. Em 2022, os usuários brasileiros gastaram 14 horas semanais no Facebook, uma diminuição de 2 horas em comparação com o ano anterior.

MADE IN CHINA. O relatório também aponta que redes sociais chinesas como TikTok e Kwai estão cada vez mais populares na América Latina, particularmente no Brasil. Em agosto de 2022, o Brasil teve 61,6 milhões de usuários ativos no TikTok, o maior número entre todos os países da região.

O número de usuários ativos do Kwai é menos da metade que seu competidor e encolheu de 32,2 para 28,2 milhões entre 2021 e 2022. Apesar disso, o relatório apresenta uma tendência geral de crescimento do Kwai, que "foca em classes mais baixas para se tornar viral".

Edição Alexandre Orrico
Núcleo Jornalismo
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