Britânico encontra nave espacial abandonada de R$ 1,1 bilhão em deserto
Veículo espacial chamado Ptichka, que significa "pequeno pássaro" em russo, foi achado pelo podcaster Greg Abandoned
O influenciador e podcaster britânico,Greg Abandoned, encontrou restos de uma nave espacial da antiga União Soviética em um deserto. As informações foram publicadas neste domingo,23, pelo do jornal The Sun.
De acordo com a reportagem, o ônibus aéreo vale 189 milhões de libras, o equivalente a R$ 1,1 bilhão. A publicação diz ainda que a nave foi abandonada após uma missão fracassada.
Greg informou que o veículo espacial chamado de Ptichka, que significa "pequeno pássaro" em russo, está com a estrutura enferrujada em decorrência do desgaste do tempo.
"Descobri os ônibus pela primeira vez em um artigo que encontrei online e não conseguia compreender que os ônibus que custaram milhões de dólares estavam abandonados e enferrujando. Há algo sobre o espaço que sempre me fascinou. Este foi o melhor lugar para eu viajar, é o sonho de todo explorador ver isso por si mesmo", disse Greg ao jornal Mirror.
Apesar do britânico não divulgar a localização da nave, com o intuito de preservá-la, o jornal informou que ele teria localizado o ônibus espacial próximo ao Cazaquistão.
O podcaster compartilhou outra descoberta: um foguete de 58 metros de altura, que também fez parte do programa espacial da União Soviética.