Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Burning Man: do suposto surto de ebola à enxurrada de lama e doenças

Após chuva torrencial, a região desértica onde acontece o festival americano Burning Man se tornou um lamaçal, o que favorece a proliferação de doenças

4 set 2023 - 20h11
(atualizado em 5/9/2023 às 11h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Nas redes sociais, viralizam imagens do Burning Man, nos Estados Unidos, onde é possível ver muita lama e um cenário propício para a disseminação de inúmeras doenças — o que não envolve a febre hemorrágica ebola. A edição deste ano do festival que acontece em uma região de deserto no estado de Nevada foi impactado por chuvas torrenciais, e os cerca de 70 mil participantes estão isolados há dias.

Foto: Rodrigo/Pixabay / Canaltech

Em consequência das chuvas atípicas e dos alagamentos, no sábado (2), o acesso ao local foi fechado, o que significa que ninguém mais pode entrar ou sair pelas vias oficiais, parando todo o fluxo de veículos, carros off-road e trailers — o costume é acampar durante a semana do festival Burning Man. Para evitar outros problemas, a orientação divulgada no domingo (3) foi de conservar água e mantimentos.

@jackcanalplus De fortes intempéries ont transformé le festival Burning Man en gigantesque champ de boue, entrainant un mort et l'annulation des festivités. #burningman #burningman2023 #festival #festivals2023 ♬ son original - Jack

Nesta segunda (4), parte significativa dos participantes ainda está no local, sendo que algumas pessoas estão indo embora a pé, como fez o dj Diplo e o ator comediante Chris Rock, que compartilharam a saga nas redes sociais. Não há previsão oficial para a retirada geral do público.

Em paralelo, a suposta morte de um participante é investigada e, por enquanto, não se sabe se está relacionada com os estragos provocados pelas chuvas.

Risco para saúde com os alagamentos e lama no Burning Man

Com a água parada provocada pela chuva e as poças de lama, cria-se um cenário propício para a disseminação de inúmeras doenças associadas com as enchentes, como as diarreias de origem bacteriana. Apesar de parecer inofensivo, a diarreia é mortal em casos de desidratação.

"Se os banheiros transbordarem, teremos um enorme desastre de saúde pública. Então esse é o risco número 1", explica Maya Alexandri, médica residente e voluntária no festival, para a NBC News. Neste caso, diferentes agentes infecciosos presentes nos dejetos humanos poderão se espalhar para outros indivíduos saudáveis, incluindo diferentes tipos de hepatite.

Surto de diarreias pode acometecer particpantes do festival Burning Man (Imagem: Photovs/Envato)
Surto de diarreias pode acometecer particpantes do festival Burning Man (Imagem: Photovs/Envato)
Foto: Canaltech

Em segundo lugar, a médica destaca a questão da hipotermia — quando a temperatura corporal é menor que 35 °C —, já que muitos participantes do festival Burning Man estão com as roupas ensopadas e o tempo não ajuda a reverter o problema. "Estas são condições muito, muito extremas e devastadoras", acrescenta.

Alterações psicológicas provocada por drogas

Além do risco de hipotermia e diarreias, Alexandri fala sobre o problema à saúde associado com o uso de drogas. "Sabe, as pessoas aqui estão usando muita cetamina [medicamento anestésico], muitos cogumelos, muitos psicodélicos, MDMA [ecstasy]", pontua.

"Se você está em uma situação de desastre [como o caos de lama do Burning Man], pensa que está no 'apocalipse' e depois toma cetamina, você piora o 'apocalipse'. Então, teremos muitas pessoas realmente sofrendo" psiquicamente, completa.

Boato sobre o surto de ebola no festival

Para piorar a questão de saúde entre os participantes do festival de música e artes, circulou o boato de que estava em andamento um surto de ebola — doença bastante grave e com taxa de letalidade estimada em 90%.

É fake news informação de que surto de ebola está se espalhando durante o Burning Man (Imagem: CDC/Unsplash)
É fake news informação de que surto de ebola está se espalhando durante o Burning Man (Imagem: CDC/Unsplash)
Foto: Canaltech

As declarações foram falsamente atribuídas ao Centro de Controle de Doenças (CDC) dos EUA, mas a instituição informa que o primeiro e único surto de ebola registrado no país data o ano de 2014. De modo geral, os casos mais recentes da doença estão restritos ao continente africano.

Fonte: NBC  

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade