Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cabelo de gato pode ser a chave para resolver crimes, dizem pesquisadores

Pesquisadores da Universidade de Leicester descobrem que cabelo de gato pode ser usado para ligar suspeitos a crimes

31 out 2023 - 10h55
(atualizado às 11h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Pelos de gato poderão ajudar a polícia e encontrar criminosos
Pelos de gato poderão ajudar a polícia e encontrar criminosos
Foto: Filip Saternus/Unsplash

Pesquisadores da Universidade de Leicester, na Inglaterra, descobriram que um único fio de cabelo de gato pode ligar um suspeito a uma cena de crime.

Em um artigo publicado no início do mês na revista Forensic Science International: Genetics, os cientistas descrevem um método sensível que pode extrair informações máximas de DNA do pelo dos bichanos.

A ideia é identificar criminosos que tenham gatos — e que, portanto, estariam propensos a levar pelos dos pets grudados nas roupas para ao local do crime.

A barreira para a implementação dessa ideia residia no fato de que pelo dos gatos que se desprendem da pele não têm a raiz capilar e, por isso, contém muito pouco material genético. 

Na prática, investigadores só poderiam analisar o DNA mitocondrial, que é passado das mães para os filhos e é compartilhado entre gatos aparentados maternamente. Com isso, ficava difícil determinar detalhes do DNA que diferenciassem com precisão um gato do outro.

Por que gatos se parecem mais uns com os outros do que cães? Por que gatos se parecem mais uns com os outros do que cães?

O novo método descoberto pelos pesquisadores permite que eles determinassem a sequência de todo o DNA mitocondrial, tornando-o cerca de dez vezes mais discriminatório do que uma técnica anterior que olhava apenas para um fragmento curto.

O estudo foi liderado pela estudante de doutorado Emily Patterson e pelo professor Jon Wetton, do Departamento de Genética e Biologia do Genoma da Universidade de Leicester. O mesmo método poderia ser aplicado a outras espécies, em particular, cães, segundo o time de cientistas.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade