Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cadê o vermelho? Nova imagem de Marte mostra planeta repleto de cores

Fotografia foi composta por mais de 90 capturas feitas pela câmera estéreo de alta resolução da espaçonave da Agência Espacial Europeia

14 jun 2023 - 15h45
(atualizado às 15h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Neste mosaico, Marte aparece com cores e contraste aprimorado
Neste mosaico, Marte aparece com cores e contraste aprimorado
Foto: ESA/DLR/FU Berlin/G. Michael

Uma nova imagem revelada pela Agência Espacial Europeia (ESA) mostra Marte sob outra percepção, revelando detalhes intrincados da superfície e um planeta que não tem muito “vermelho”, como é conhecido.

A foto foi divulgada em comemoração aos 20 anos da espaçonave Mars Express da agência. 

Desde que o veículo espacial entrou em órbita ao redor de Marte em 2003, a sonda tem capturado imagens da superfície marciana de uma altitude de cerca de 300 quilômetros, o mais próximo que a espaçonave chega do “Planeta Vermelho”. 

Cores de Marte

Por conta da grande concentração de óxido de ferro no solo, o nosso vizinho cósmico é conhecido como Planeta Vermelho. No entanto, a captura da ESA mostra uma visão com diversas cores.

Nesta imagem as regiões aparecem escuras e até azuis, como resultado da atividade vulcânica depositando areias basálticas cinza-escuras na superfície marciana - o que cria amplas camadas escuras de areia.

Assim, à medida que os ventos de Marte movem essas areias escuras, elas se acumulam, criando grandes dunas e campos de dunas quando capturadas em crateras deixadas por impactos de asteroides .

Mosaico 

A foto, no entanto, não é uma captura do momento. Na realidade, é um mosaico criado usando um método um pouco diferente do habitual, usando dados coletados pela câmera estéreo de alta resolução da espaçonave (HRSC) - ela foi construída a partir de 90 imagens juntas. 

As capturas foram feitas de 4.000 a 50 mil km sobre a superfície marciana, com até 2.500 quilômetros de largura.

Segundo a ESA, embora essas imagens de alta altitude sejam normalmente obtidas para ajudar a observar os padrões climáticos sobre Marte, elas também podem fornecer uma visão global completa que revela detalhes sem precedentes do planeta quando unidos.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade