Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cães descobrem gravidez antes das gestantes; entenda

Animais são sensíveis a mudanças hormonais de suas donas e de comportamentos na casa

9 jun 2023 - 10h51
(atualizado às 10h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Mais protetores e desconfiados: pets captam que algo mudou
Mais protetores e desconfiados: pets captam que algo mudou
Foto: Freepik

Os cães são capazes de perceber alterações hormonais e isso pode provocar mudanças importantes no comportamento canino em relação aos donos.

Sem a comunicação pela linguagem oral, os cães observam todos os movimentos e gestos das pessoas e buscam associar a um significado para poder compreender. No caso da mulher grávida, ela tem seu comportamento, hábitos e rotinas alterados e isso é rapidamente detectado pelo pet.

Segundo Sissy Leonie Kreid, treinadora de cachorros que estudou zoologia na Universidade Wageningen, na Holanda, e fundou a Academia Canina, na Alemanha, os cães podem cheirar feromônios e, durante a gravidez, ou depois de um aborto, há uma mudança no odor de suas donas o que provoca diferentes reações nos animais.

Um dos casos tomados como exemplo foi o da cachorra Lulu, que se afastou da dona antes mesmo dela ter conhecimento de que estava grávida. Tratava-se de uma gravidez de risco, algo estava errado, a dona da Lulu perdeu o bebê e a cachorra se afastou ainda mais.

Kreid explica que essas mudanças na química hormonal podem afetar o comportamento canino. “Depois de um aborto, há também uma mudança de comportamento nos humanos, com o aumento da tristeza e até desespero. O cachorro não entende essa mudança e precisa de tempo para se acostumar”, diz a especialista.

O comportamento do cachorro tende a voltar ao normal quando os níveis hormonais da dona se reajustarem após um acontecimento como o aborto. Isso pode ocorrer em algumas semanas ou em poucos dias, dependendo do animal.

Mais protetores

Mudanças são comuns entre os cães de casas com mulheres grávidas. Algumas atitudes notadas são uma dedicação mais exclusiva à gestante, ficam mais protetores, aguardando a mulher na porta do banheiro ou dormindo ao lado da cama. Podem ainda emitir latidos e gemidos quando outras pessoas querem se aproximar e alguns chegam a cheirar o ventre da mulher.

Estudos apontam que os cães podem sentir um terremoto antes mesmo que ocorra ou ainda percebem mudanças climáticas e a chegada de uma tempestade.

Também são conhecidas as habilidades dos cães para encontrar desaparecidos em florestas ou soterrados em escombros. Porém, eles também podem farejar câncer ou covid-19, sem falar que descobrem a gravidez da dona antes dela mesmo.

“Pegam” mudanças está no ar

A experiência de Kreid permite afirmar que os cães notam mudanças no ar. “Não temos dados científicos sobre se os cachorros sabem o que essa mudança significa, mas pelo comportamento deles obviamente podemos dizer que eles sabem que algo está diferente”.

Outros comportamentos notados nos cães a partir da gravidez da dona incluem um apego exagerado à grávida; também podem ficar nervosos ou neuróticos ou manifestar ciúmes, principalmente após o nascimento do bebê (em 2014, um estudo dos EUA revelou que cães podem sentir ciúmes).

Assim, para quem está grávida é bom preparar o animal para a nova situação, compartilhando os cuidados com outra pessoa quando a futura mamãe não puder realizar as tarefas.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade