Caixa de papelão pode alterar o sabor do leite, aponta estudo
Caixinha, saquinho ou garrafa? Pesquisa conduzida nos EUA mostra que embalagens diferentes podem influenciar no produto
Aquele leite fresquinho que está na sua geladeira pode estar com um gosto diferente e você nem percebeu. Segundo estudo norte-americano do Journal of Dairy Science, a embalagem pode sim alterar o sabor do leite que você compra no supermercado.
Foram conduzidos testes com leite pasteurizado integral e desnatado em seis recipientes com meio litro cada. Os cientistas utilizaram a embalagem de papelão, garrafas em três tipos de plástico diferentes, saco plástico e vidro.
Para evitar oxidação da luz, os leites foram armazenados em um ambiente com escuridão total e resfriado a 4ºC.
O resultado dos testes
De início, os pesquisadores analisaram as amostras no primeiro dia. Depois, foram examinados 5, 10 e 15 dias depois de armazenados. Em uma análise de compostos voláteis, foi detectado que componentes da embalagem de papelão estavam se misturando com o leite.
E isso se comprovou no paladar. Em um teste cego, os participantes notaram diferença no sabor a partir do décimo dia. As amostras da caixa de papelão e dos sacos de plástico estavam com o sabor alterado, principalmente com o leite desnatado.
A melhor embalagem
Os resultados da pesquisa mostram que a embalagem de vidro do tempo dos nossos avós ainda é a melhor, apesar de não conseguir proteger o leite da exposição à luz. Nesse quesito, a garrafa de plástico fosco consegue manter melhor o frescor da bebida.
As caixas de papelão e os saquinhos levaram a pior na hora de manter o leite fresquinho. Ambos alteraram a composição do leite depois de alguns dias.
E agora? Paro de comprar leite em caixinha?
Nada de pânico! Se você nunca notou nada estranho até hoje, não tem por que deixar de consumir o seu leite em caixinha. Lembrando que esses testes foram conduzidos nos Estados Unidos e as embalagens utilizadas seguem a legislação daquele país.
Aqui no Brasil, o Ministério da Agricultura e Pecuária, através do Programa Nacional de Qualidade do Leite, possui uma série de regras para verificar a segurança dos alimentos que chegam ao consumidor.