"Calculadora da morte": IA prevê possível data que você irá morrer
Estudo publicado na revista Nature Computational Science diz que o modelo de algoritmo acertou em cerca de 78% das vezes
A possibilidade de prever a data da própria morte vem se tornando possível graças à inteligência artificial. Macabro ou promissor? O modelo de algoritmo chamado life2vec, desenvolvido por cientistas dinamarqueses, pode adivinhar o momento da sua partida após avaliar a sua história de vida.
Um estudo publicado na revista Nature Computational Science diz que o modelo de algoritmo acertou em cerca de 78% das vezes.
"A IA Calculadora da Morte é uma ferramenta digital que emprega tecnologia de inteligência artificial (IA) para prever sua expectativa de vida ou estimar a data de sua morte com base em vários fatores de estilo de vida e saúde. Ele utiliza algoritmos de IA para analisar seus dados e fornecer insights sobre sua potencial vida útil", diz a empresa life2vec em seu site oficial.
Para criar este algoritmo, os pesquisadores abasteceram o modelo com vários tipos de informações sobre mais de seis milhões de pessoas reais, de um registro de dados da Dinamarca, no período de 2008 a 2016.
Os dados incluíam rendimentos, profissão, local de residência, lesões e gravidez, por exemplo.
Como funciona a IA Calculadora de Morte?
- Entrada de dados: os usuários fornecem informações sobre idade, peso, altura, ingestão diária de calorias, nível de exercício e expectativa de anos restantes por meio de questionários;
- Análise de algoritmo: algoritmos de IA processam esses dados comparando-os com extensas estatísticas de saúde e pesquisas médicas;
- Estimativa de vida útil: a calculadora gera um intervalo estimado ou média de sua vida útil potencial com base nos dados fornecidos;
- Informações adicionais: algumas calculadoras vão além de fornecer estimativas de vida útil e oferecem dicas personalizadas para uma vida mais longa e saudável com base no seu perfil exclusivo.
O resultado é preciso?
Não, os resultados não são previsões definitivas, mas estimativas, diz a empresa. Os resultados são baseados em dados e algoritmos disponíveis e "não devem ser considerados profecias absolutas".
Estas estimativas podem, no entanto, servir de guia para escolhas de estilo de vida mais saudável, diz a life2vec.
A ferramenta foi lançada no dia 20 de dezembro e pode ser acessada gratuitamente pelo site.