Campus Party começa nesta sexta com discussão sobre tecnologias para manejo de epidemias e avatares digitais
Evento retoma seu formato original e contará com os tradicionais acampamentos, palestras e "hackathons"
A 14ª edição da Campus Party, festival de tecnologia, empreendedorismo e ciência, tem início nesta sexta-feira (11) e terá programação que envolve metaverso, mercado gamer, robôs, biotecnologia, inteligência artificial, Web3 e vários outros temas. O evento, que vai até a próxima terça-feira (15), ocorre no Pavilhão de Exposições Anhembi, em São Paulo, e contará com a presença de palestrantes nacionais e internacionais.
Nesta sexta-feira, o evento começa apenas às 19h, com a cerimônia de abertura, e depois já terá as palestras: “Uso da tecnologia no monitoramento e manejo de epidemias emergentes”, com Jaqueline Goes de Jesus, e “Avatares Digitais: Os novos influencers?”, com Luiza Possi, Nina Silva e Roberta Junqueira. A programação dos próximos dias pode ser consultada no site do evento.
Um dos acontecimentos previstos durante esses dias é o Hashtag Content Awards, premiação que terá como objetivo lisonjear os criadores de conteúdo que “equilibram conhecimento e entretenimento por meio da comunicação”, nas seguintes categorias: empreendedorismo, games, STEM (Science, Technology, Enginner and Math — desenvolvedores de programação), educação, artes digitais e cultura geek.
Também ocorrerão os chamados "hackathons" – ou seja, espaços para a criação de soluções específicas com profissionais ligados ao desenvolvimento de software – e workshops nos espaços Agile e Growth.
Na área “Open” do evento, haverá ainda uma luta de robôs, com mais de 140 equipes, em parceria com a Robocore. Campeonatos de e-Sports, como os jogos Free Fire, Mortal Kombat, Fifa e Counter-Strike GO também serão realizados no festival.
Outra atração é o projeto Include, organizado pelo próprio Instituto Campus Party, que visa criar e montar laboratórios de robótica para aproximar jovens com menos de 18 anos que são moradores de comunidades carentes em tecnologia.
Participantes ilustres
O fundador da antiga rede social Orkut – que talvez retorne –, Orkut Buyukkokten, confirmou sua presença no evento, assim como Bill Reith, neurocientista, engenheiro biomédico e o principal desenvolvedor do projeto “Barata-Robô”, e Jordan Soles, um dos responsáveis pelas negociações da Rodeo FX e pelo desenvolvimento de quatro temporadas da série Game of Thrones.
Mais uma presença ilustre é a da diretora fundadora do consórcio Women in Infrastructure Development & Energy (WINDE), Sharron McPherson.
No time dos palestrantes nacionais, estarão a biomédica Jaqueline Goes, que coordenou a equipe responsável pelo sequenciamento do genoma do vírus SARS-CoV-2 apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de covid-19 no Brasil, e Fabiano de Abreu, que possui um dos maiores QIs (quocientes de inteligência) do mundo.
“Essa é a grande retomada com o formato tradicional da Campus Party Brasil. Estamos preparando diversos conteúdos de qualidade para instigar a curiosidade e proporcionar discussões e trocas de ideias que enriqueçam o público presente e a sociedade em geral. Queremos fazer a melhor edição da Campus Party de todos os tempos”, disse o CEO da Campus Party Brasil, Tonico Novaes.