Astronauta Buzz Aldrin é o destaque desta terça na Campus
Pés que já estiveram na Lua pisarão no Anhembi Parque nesta terça-feira. O astronauta Buzz Aldrin, um dos primeiros homens a pisar na superfície da Lua, companheiro de Neil Armstrong e Michael Collins na lendária missão Apollo 11 de 1969, falará no palco principal do evento às 13h.
Além de Aldrin, o evento contará com uma palestra de Jon “Maddog” Hall, Diretor Executivo da Linux International, que falará sobre Raspberry Pi às 10h, no palco Sócrates. E Scott Monty, líder global de estratégias digitais da Ford, fala às 17h no palco Gutenberg.
O astronauta americano, nascido em Montclair, Nova Jersey, completou recentemente 83 anos. O segundo homem a pisar na Lua, logo após Armstrong, é o modelo de uma das mais famosas fotos feita no nosso satélite - talvez a mais conhecida de um astronauta -, na qual ele parece estar sozinho, em meio àquela rocha que orbita a Terra.
Como piloto, participou de 66 missões de combate na Guerra da Coreia em um F-86. Ele se afastou das Forças Armadas para continuar os estudos. Buzz Aldrin terminou o doutorado em astronáutica pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) nos anos 50.
Em 1963, ele se integrou ao terceiro grupo de astronautas formado pela Nasa - a agência espacial americana. Em 11 de novembro de 1966, completou uma missão de quatro dias fora da Terra - fechando com chave de ouro o programa Gemini, um dos primeiros da agência espacial.
Mas nenhum feito de Buzz Aldrin é tão conhecido quanto a Apollo 11. Entre 16 e 24 de julho de 1969, ele foi o piloto - o primeiro piloto - de um módulo de pouso na Lua. Após a nave tocar o solo, Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar no nosso satélite natural, sendo seguido por Aldrin.
Ele se retirou da agência em 1971, após 289 horas e 53 minutos no espaço. Deixou oficialmente a Aeronáutica no ano seguinte. Durante esses anos, Aldrin continuou apoiando a pesquisa espacial através de palestras, entrevistas e campanhas.
Campus Party Brasil 2013
A sexta edição da Campus Party Brasil, uma das maiores festas de inovação, tecnologia e cultura digital do mundo, acontece entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro no Anhembi Parque, em São Paulo. Na Arena do evento, 8 mil pessoas têm acesso à internet de alta velocidade e a mais de 500 horas de palestras, oficinas e workshops em 18 temáticas, que vão desde mídias sociais e empreendedorismo até robótica e biotecnologia. Cinco mil desses campuseiros passam a semana acampados no local.
A 6ª edição traz ao Brasil nomes como o astronauta Buzz Aldrin, um dos primeiros homens a pisar na Lua, e o fundador da Atari, Nolan Bushnell. Em sua sexta edição em São Paulo, a Campus Party também teve no ano passado a primeira edição em Recife (PE). O evento acontece ainda em países como Colômbia, Estados Unidos, México, Equador e Espanha, onde nasceu em 1997.
Nas edições brasileiras anteriores, o evento trouxe ao País nomes como Tim Berners-Lee, o criador da Web; Kevin Mitnick, um dos mais famosos hackers do mundo; Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos; Steve Wozniak, que fundou a Apple ao lado de Steve Jobs; e Kul Wadhwa, diretor-geral da fundação Wikimedia,que mantém a Wikipédia.
O Terra cobre o evento direto do Anhembi Parque e, além do canal especial Campus Party Brasil 2013, os internautas podem acompanhar as novidades pelo blog Direto da Campus. Para seguir a festa pelo Twitter, basta acompanhar a hashtag oficial do evento, #cpbr6.