Games e empreendedorismo marcam 1° dia da Campus Party Recife
O primeiro dia de palestras da Campus Party Recife foi marcado pelos temas de games e empreendedorismo, com palestras de dois destaques na segunda edição do evento em Pernambuco. Martin Hollis, produtor do clássico jogo de Nintendo 64 GoldenEye 007, foi um dos que ocupou o palco principal do Complexo Salgadinho, em Olinda.
"Uma das coisas mais importantes na criação de um game é se perguntar qual o nível de humor e qual o nível de violência que ele vai possuir", afirmou ao público, depois de contar que o game que lhe rendeu fama foi criado por ele depois que o estúdio Rare descartou a ideia. "Decidam fazer algo novo e façam esse algo novo acontecer, mesmo que pareça complicado, o importante é o primeiro passo, depois o segundo, e assim vai. Sempre existe uma forma. Sempre", aconselhou.
O programador relatou que, depois de GoldenEye 007, qui criar algo completamente diferente, inspirado em Philip K. Dick e protagonizado por uma mulher. Mas Perfect Dark, concluiu, acabou muito semelhante ao primeiro sucesso que dirigiu, e desde então Hollis abandonou as produções de massa e dedicou-se aos jogos independentes, em sua própria desenvolvedora, a Zoonami.
"Sempre devemos tentar levar ao limite o potencial dos hardwares em que trabalhamos e pra isso não precisamos de equipes de 10,100 ou 1000 pessoas. Dois amigos criativos e proativos são mais do que suficientes para se criar algo que atinja muitas pessoas e até transforme conceitos no mundo", afirmou Hollis na quinta-feira.
Empreendedorismo
O paraibano Silvio Meira, que se considera "pernambucano de coração", foi outro destaque do primeiro dia de Campus Party Recife. Presidente do Conselho de Administração do Porto Digital e sócio-diretor de uma rede de investimentos e investidores, ele instigou os participantes a empreenderem e levarem à prática suas ideias.
"Inovação é empreendedorismo, é a mudança no mundo, temos que conectar pessoas para fazer com que se relacionem unidas para uma finalidade comum", disse o professor de Engenharia de Software da Universidade Federal de Pernambuco, reforçando que ser "ativista de redes sociais" não muda a realidade.
"Para um projeto inovador ter uma boa perspectiva de futuro, é necessário haver grande interação entre a equipe e nenhuma ordem, apenas coordenação, a chamada cultura de performance", ensinou.
Campus Party Recife 2013
A segunda edição da Campus Party Recife, realizada no Complexo Salgadinho, em Olinda, teve abertura oficial na quarta-feira, dia 17, e vai até domingo, 21 de julho, com palestras e atividades sobre inovação, empreendedorismo, sustentabilidade e inclusão digital. O evento pode ser acompanhado através da internet, pela Campus Party TV.
Os 2 mil ingressos para campuseiros esgotaram-se. Há uma área aberta a visitantes que não estejam inscritos para as palestras.